Em entrevista ao Portal Grande Picos, o fisioterapeuta e coordenador da CTA (Centro De Testagem a Acolhimento), Fabio Bernardes fala sobre o uso da medicação prEP, e o aumento pela sua procura na cidade de Picos.

Coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes (Foto: Daniela Meneses)

Segundo o coordenador, de 2022 para o ano de 2023 a busca e demanda pela medicação foram de quase 50%, isso devido a campanhas e ao compartilhamento das informações junto a associações e portais locais. Ele disse ainda que muitas pessoas não tinham conhecimento da medição e seu uso.

A medicação tem distribuição gratuita no CTA, sua distribuição é destinada a um público alvo específico, como profissionais do sexo, gays homens que possuem relação homo afetiva, pessoas não binarias, bissexuais, travestis e mulheres transexuais.

Para ter acesso ao medicamento e necessário realizar um teste no próprio CTA, caso o teste seja negativo, é disponibilizado ao paciente a prEP, ajudando a se prevenir a contaminação do vírus HIV.

O CTA está localizado Rua Monsenhor Hipólito, 551Centro tendo seu horário de funcionamento das 7:00 as 13:00, oferecendo serviços gratuitos como exames para hepatite, hiv, sífilis, hepatite b e c.

Para realizar os exames basta se apresentar no CTA com documentos pessoais, cartão do SUS e um comprovante de residência. Os exames têm previsão de recebimento entre 4 a 5 dais após a sua realização, o centro também oferece insumos como preservativos, medicações além de acompanhamento psicológico.

Saiba mais sobre a prep

O que é a prEP?

A prEP e uma medicação que E distribuídas aos Estados e aos munícipios de forma gratuita através das secretarias de saúde sendo uma das formas de se prevenir do hiv.

A PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Qual a função da prEP?

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.

  • PrEP diária: consiste na tomada diária dos comprimidos, de forma contínua, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV
  • PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Deve ser utilizada com a tomada de 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual,  + 1 comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos + 1 comprimido 24 horas após a segunda dose. A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana E que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer.  Além disso, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações. São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais – que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

Quem pode usar a prep?

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

Algumas situações que podem indicar o uso da PrEP:

  • Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
  • Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
  • Apresenta histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis;
  • Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc.
  • Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.

Como posso começar a usar a PrEP?

Procure um serviço de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP.

Com informações do Gov.br