Em superioridade numérica, a oposição ao governo do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) vem fazendo marcação serrada na Câmara Municipal de Picos. A tropa de choque é comandada pelo líder da oposição Wellington Dantas (PT). Só na sessão desta quinta-feira (16), três vetos do gestor foram derrubados.

Tropa de choque

Além do petista, os vereadores Hugo Victor e Rinaldinho, e a petista Valdívia Santos, formam a linha de frente do pelotão dos que só batem na canela. Já os menos raivosos são mais cautelosos na hora de chutar. Inclusive os neristas e o vereador Filomeno Portela (PT), que são recém-chegados no bloco dos contras.

Desproporcional

Com apenas três combatentes fazendo a defesa do prefeito, a disputa fica para lá de desproporcional. O líder do governo, Afonsinho (Progressistas), com o apoio dos colegas de partido Dedé Monteiro e Pedro Pio, até que se esforçam, mas não estão dando conta de apagar as labaredas da bancada de oposição.

Azedou

A troca do nome de um homenageado no prédio da Unidade Básica de Saúde do povoado Mirolândia provou um a arranca-rabo entre os vereadores Filomeno Portela (PT) e Dedé Monteiro (Progressistas). Dedé garante que consultou os anais da “Casa Legislativa” e não encontro registro de um “Projeto Lei” aprovado com o nome do homenageado que havia no edifício. Então apresentou um homenageado: seu Vovô.

Tiririca da vida

Já Filomeno Portela alegou que o imóvel já dava nome a uma outra pessoa que prestou relevantes serviços à comunidade. Em meio ao bate-boca entre os dois parlamentares, um assistente da reunião do parlamento local declarou que, para pôr fim à contenda, iria sugerir a ambos que convoquem um referendo para a própria população decidir.

Operação podagem

Há integrantes do grupo de oposição ao prefeito Gil Paraibano que acreditam piamente que a tão sonhada chapinha que está sendo moldada pelo Palácio Coelho Rodrigues para acomodar os pré-candidatos a vereador de menor densidade eleitoral virará bufa de alma até o período das convenções partidárias.

Pode isso, Arnaldo?

A aposta de alguns adversários é que haverá uma forte investida por parte dos oposicionistas no sentido de provocar o esvaziamento dos postulantes a uma vaga no legislativo picoense, a ponto do Partido Liberal, ao qual estão filiados os pequeninos, não atingir coefiente eleitoral. E aí, será que existe alguém dentro da legenda disposto a topar a parada?

Apressados.com

Pelo menos publicamente, e nem nas reuniões fechadas, nunca se ouviu falar que o pré-candidato a prefeito de Picos Pablo Santos (MDB) tenha feito declarações sobre seu futuro secretariado, caso venha a ser vitorioso nas urnas. Mas, segundo as más línguas, integrantes do seu time têm se autonomeado de secretários.

Prego batido e ponta virada

O vereador licenciado Marcos Buriti (PSD) teve o compromisso de lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus de Picos para sua reeleição mais que reafirmado. O parlamentar esteve reunido com o pastor e deputado estadual em exercício, Gessivaldo Isaías. O religioso é a principal liderança da Igreja Universal no estado do Piauí e garantiu total empenho no projeto de permanência de Buriti no legislativo picoense. Segundo o vereador, é prego batido e ponta virada.

Decisão tomada

Em Santana do Piauí, o vereador e pré-candidato a prefeito João Guilherme (MDB) anunciou o ex-prefeito Valdenilson Borges (PSD) como seu companheiro de chapa. O emedebista negociava também com o vereador Vinícius (MDB) e o atual vice-prefeito Neli Borges para ocupar o espaço.

Não foi bem assim!

Já João Guilherme garante que não havia assegurado a vaga para o vice-prefeito. O entendimento dentro do seu grupo era que o nome que tivesse melhor aceitação junto ao eleitorado seria o seu companheiro na chapa majoritária. Segundo o pré-candidato, Valdenilson Borges possui grande densidade eleitoral e uma extensa gama de serviços prestados ao município e por estes motivos, foi o preferido dos integrantes do seu grupo político.     

Quem é que chega lá?

Em Massapé do Piauí, partidários do pré-candidato a prefeito Wilton Coutinho (MDB) aguardam com ansiedade uma pesquisa de intenção votos. O levantamento, que já foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será divulgado neste domingo (19). A consulta foi realizada pelo Instituto Datamax e apontará quem está com a bola mais cheia: se ele ou seu adversário e atual prefeito, Rivaldo Carvalho (Progressistas).

Desafio

O prefeito de uma cidade da região de Picos vem enfrentando um pequeno desafio no processo de moldagem do pré-candidato por ele escolhido para lhe suceder. O gestor é muito bem avaliado, no entanto, o nome que ele resolveu apostar não possui a mesma disposição sua para caminhar e prospectar votos, e muito menos para aguentar abraços e apertos de mão, principalmente de bêbado e eleitor trapaceiro.