Prefeitos e líderes de grupo político da oposição na região de Picos, ligadas ao ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, estão convictos da vitoria nas urnas, do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (UB), candidato ao Governo do Estado. Dizem que já tem alguns que já fazem planos mirabolantes na fatia do bolo na região, em caso vitórias do ex-prefeito.
Estão esquecendo
O entusiasmo dessas lideranças é tamanho que eles parecem terem esquecidos que mesmo que o candidato oposicionista seja o vencedor,será ele quem ficará com a caneta, e não o senador licenciado, e dizem que sei não, mas sei lá.
Previsões
Silvio Mendes demostrou muita competência e capacidade de gestão quando administrou a capital do estado. As análises de quem conhece o estilo de gestão do ex-prefeito apontam que é bem capaz de Mendes frustrar a expectativa dos otimistas que acham que caso o ex-gestor venha a ocupar a principal cadeira do Palácio de Karnak, o palacete venha a se transformar em casa de mãe Joana.
Caravana da euforia
E por falar nisso, a caravana da oposição liderada pelo senador licenciado Ciro Nogueira (Progressistas), realizou uma grande caminhada nas ruas da cidade de Picos, na manhã deste sábado (10). O evento não contou com a presença do candidato ao governo, Silvio Mendes (UB), e nem de sua companheira de chapa, Iracema Portela, que cancelaram a agenda por motivo de força maior.
Vestiário divido
Comenta-se à boca miúda que o clima no vestiário do time do senador Ciro Nogueira, na cidade de Picos, anda meio que tenso. Parece que há fogo amigo entre os grupos políticos que integram o time da “onda Azul” nos gramados da política local, que poderá ocasionar um gol contra.
Cautelosos
Já pelo lado do candidato ao governo, Rafael Fonteles (PT), a turma anda mais cautelosa, mas confiantes em uma vitória do menino de Lula. Na visão de alguns governistas, é bem capaz de que a abertura das urnas traga muita frustração para a turma da “Onda Azul”. Será mesmo?
De camisa nova
O candidato a deputado estadual, Gutemberg Rocha (MBD), participou de seu primeiro ato de campanha ao lado dos novos companheiros. O emedebista que começou a campanha jogando no time do povo mudou de equipe antes do fim da temporada. Ele agora defende a seleção azul, liderada por Ciro Nogueira. O candidato disse que foi muito bem acolhido pelos novos colegas e está bem à vontade integrando o plantel oposicionista.
Atentai bem
A campanha eleitoral deste ano traz um sério risco na cidade de Picos, tudo indica que independente do resultado do pleito, é bem capaz que uns cabos eleitorais da antiga “Capital do Mel”, necessitem passar uma temporada no Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, na capital do estado, pois há muita paixão em ambos os lados.
Em baixa
Segundo informou o jornal da “Rádio Calçada”, tem um político da cidade que no início da gestão do prefeito Gil Paraibano, e foi considerado o primeiro ministro, estaria passando por dificuldades. Parece que o comando do Palácio Coelho Rodrigues, perdeu o encanto pelo premier.
Sinal de alerta
Ainda de acordo com a emissora, além de estar perdendo prestígio na intimidade do governo, o homem ainda estaria vendo sua densidade eleitoral derreter, igual gelo no deserto do Saara.
Está fazendo falta
O município de Picos perdeu neste domingo (04), o vereador Gilson Nunes, ele atuou por quase dois anos no legislativo picoense. O tempo foi curto, mas o suficiente para a população conhecer um homem com personalidade marcante, típica de pessoas que assumem uma postura na vida, demostrou claramente suas ideias, seus objetivos e seus sentimentos. Foi um ser humano impossível de passar despercebido, despertava sentimentos fortes em seus relacionamentos e com isso marcou sua presença na vida de muitas pessoas pelos valores morais e éticos, e sobretudo, em defesa dos menos favorecidos.
Chegando
Suplente de vereador, Marcos Burti, receberá posse na Câmara Municipal de Picos, na próxima semana. Ele irá ocupar a cadeira deixada pelo vereador Gilson Nunes. O futuro vereador declarou que lamenta ter de ocupar o cargo nestas condições, mas que está preparado para a missão, inclusive irá priorizar os projetos que eram defendidos pelo vereador falecido, que por ventura, estejam tramitando na Casa Legislativa.
Rachaduras
Em quase todos os municípios da região de Picos, o resultado da eleição estadual irá mudar a configuração política municipal. Independentemente de quem vier vencer a disputa, o racha nos grupos locais serão inevitáveis em algumas cidades, já é possível ver fissuras que cressem a cada dia.
Olha o peixe
Em várias cidades, os grupos políticos já estão conversando sobre o pleito de 2024. Como as conversas não são tão republicanas, os encontros ocorrem às escondidas e não são realizados em seus municípios de origem. É aguardar 2024 para ver as piabas virarem traíras.