Por mais de duas décadas ligados ao grupo político liderado pelo ex-prefeito Zé Neri (PT), o ex-vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho e seu irmão, o empresário Getúlio Carvalho, decidiram mudar de rota. Os dois irão votar no deputado Severo Eulálio.
Dupla mudança
Edilson e Getúlio também inovaram no apoio à Câmara Federal, ambos fecharam parceria com o ex-diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Piauí (DER), Castro Neto. Resta saber agora se a parceria é apenas para esta eleição ou se os manos virarão “Manda Brasa”.
O motivo
Mas afinal, o que levou os irmãos coragem a deixarem de integrar a nação nerista? Reza a lenda que na rota feita pelo condutor da legião, a maior parte do percurso é feito por estrada vicinal, e nesse caso os empresários optaram seguir por uma via de acesso que possua pavimentação asfáltica.
Fé na força
Apesar de o deputado Severo Eulálio (MDB) ser exímio articulador político, dizem que a aquisição dos irmãos coragem para seu grupo político teve um dedinho da “Força Oculta”. Segundo um emedebista de longas datas, não só um dedo, mas sim as duas mãos.
Mais um reforço
O ex-secretário de Saúde, Aldo Gil (Progressista), adquiriu um importante reforço para sua candidatura a deputado estadual. O segundo suplente de vereador Pedro da Coca (MDB) declarou seu apoio ao ex-gestor no seu projeto de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Comenta-se que na negociação, além de outras vantagens, o empresário e político ganhou como bônus o assento na Câmara Municipal por uma temporada.
De corpo e alma
Segundo uma fonte ligada ao progressista, a adesão do emedebista não é apenas à candidatura de Aldo Gil. O homem do refrigerante entrou de corpo e alma na onda azul. Pedro irá votar de cabo a rabo nos candidatos do grupo oposicionista. Enquanto jogou no time do povo, ele defendeu as candidaturas do ex-governador Wilson Martins (PT) e do médico Gutemberg Rocha (MDB), para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, respectivamente.
Show do Zé
Como era de se esperar, o ex-prefeito Zé Neri (PT) roubou a cena no lançamento das candidaturas dos seus filhos Xandú Neri e Nerinho, a deputada federal e estadual, respectivamente. O grande romeiro rezou, cantou, chorou e pulou. Agora é espera para ver se impressionou.
Otimista
Segundo um fiel seguidor do ex-prefeito, ele vai impressionar mesmo é após o resultado das urnas com a votação que irá conseguir repassar para a filhota. Na visão do escudeiro do homem de fé, Xandú Neri será a maioral dos postulantes a uma cadeira na Câmara Federal na cidade de Picos.
Chegou chegando
Apesar de ter entrado em campo após ter passado o aquecimento dos demais atletas que vão para o jogo eleitoral, o empresário R. Sá Filho (UB) dá claros sinais que para ele a partida não será encarada como rachão. O candidato a deputado federal está com muita disposição de recuperar o tempo perdido.
Chance real
Segundo as análises de colunistas e analistas políticos de diversos canais de comunicação do estado, a possibilidade da composição partidária a qual o empresário pertence, eleger um postulante à Câmara Federal é real. Na visão dos especialistas, R.SÁ é o favorito dentro do grupo.
Treta
No encontro do grupo das oposições realizado neste sábado (19), na cidade de Picos, dois prefeitos de municípios da região que ultimamente andam se engalfinhando, estiveram presentes. Mas comenta-se que ambos evitam se sentar na mesma mesa. O que dizem é que nem o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, será capaz de acalmar os ânimos dos dois.
Um a menos
A acirrada disputa de representantes da cidade de Picos ou de município da região por uma cadeira na Câmara Federal, diminuiu. O servidor Público, Edmundo Galvão (Psol), que iria pleitear o cobiçado cargo, desistiu da ideia. Sendo assim, é um a menos a brigar com a leitoa.