Início Colunas Panorama: O que dizer dos matemáticos da política picoense?

Panorama: O que dizer dos matemáticos da política picoense?

Foto: Reprodução

Acima da margem de erro

A vinda do ex-presidente Lula (PT), ao estado do Piauí provocou um grande debate na cidade de Picos em relação ao número de pessoas presentes no ato político promovido pelo PT em Teresina. Os estatísticos do instituto vermelhaço cravam um público de 50 mil pessoas batendo palmas e cantando “Lula lá”.

Distorção

Já os recenseadores do instituto “Data Azul”, mesmo sem terem ido ao local do evento, garantem que menos de 20 mil pessoas marcaram presença no espaço onde ocorreu o ato. E aí vão, mas asseguram que eram militantes dos estados do Piauí e do Maranhão.

Mostrou força

Dos candidatos a deputado estadual pelo progressista, o ex-secretário de Saúde do município de Picos, Aldo Gil, foi talvez o que mais levou apoiadores para a convenção do progressista realizada em Teresina. Além de ter uma grande aceitação na capital, o candidato mobilizou muitas lideranças dos municípios do interior do estado onde será votado.

Correndo risco

Caso o ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), vença a eleição de outubro próximo, o prefeito de um município da região de Picos, que aderiu à campanha do ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (UB), vai ficar em situação bastante desconfortável. Lá já existe o embrião de um projeto para caso o petista vença o pleito, dificultar a vida do prefeito no seu projeto de reeleição.

Ansioso

É incalculável a ansiedade do ex-prefeito de Picos, Zé Neri (PT), para chegar o dia estabelecido pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o início da campanha eleitoral deste ano. Recém filiado ao partido, o romeiro já está propondo aos líderes das legendas aliadas, montar a estratégia de corrida atrás de votos para o candidato a governador Rafael Fonteles.

Já engatou a primeira macha

O romeiro possui como marca registrada fé e disposição na hora de fazer política. Os petistas podem se preparar, pois o mais novo companheiro não tem preguiça. Segundo um dos seus seguidores, o homem de muita fé já até reforçou seu estoque de pares de sapatos. Pelo visto muitos pulos virão por aí.

Eufóricos

É grande a euforia dos apoiadores do ex-prefeito de Paquetá do Piauí e candidato a deputado estadual Thales Coelho (Progressistas). Segundo um deles, quem apostou que o homem cansaria antes mesmo da largada oficial, perdeu o dinheiro.

Nas primeiras filas

Ainda de acordo com um seguidor do ex-gestor, já há quem diga que Thales poderá desbancar pelo menos dois dos seus concorrentes dentro da legenda e figura nas primeiras colocações dos eleitos no partido. É aguardar pra ver.

Que será?

Assim como diz um trecho da letra do clássico “Que será” do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, o que será que andam suspirando algumas lideranças políticas ligadas ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira? Mas estas já não falam mais com tanto entusiasmo no nome do homem forte no governo federal.

Determinado

O slogan “Já deu foi certo” utilizado pela campanha do empresário Jadyel da Jupi Alimentos, a deputado federal, parece que pegou. O candidato possui vários apoiadores na grande região de Picos, e todos estão impressionados com a determinação do empresário que concorrerá pela primeira vez a um cargo público na eleição de outubro próximo.

De volta ao batente

A câmara municipal de Picos retomou os trabalho legislativos após o recesso de meio de ano. Segundo o presidente da casa do povo, Francisco das Chagas, o Chaguinha, a expectativa é que a campanha eleitoral não interfira no rendimento dos trabalhos do legislativo picoense.

Prometendo fazer barulho

Em Santana do Piauí, o vereador Ismael Borges (PSD) recepcionou o deputado estadual Evaldo Gomes e sua filha Fernanda Gomes, ambos do Solidariedade. Os dois são apoiados pelo vereador na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente. Ismael promete surpreender os grupos tradicionais da política santanense dando uma expressiva votação a dupla.

Ela tem a força

Os vereadores João Guilherme e Marcos Vinícius, do MDB, do município de Santana do Piauí, declararam apoio à candidatura de Sílvio Mendes a governador do Piauí pelo União Brasil. Marcos Vinícius é presidente da Câmara de Vereadores do município. A adesão mostrou que a prefeita Maria José (Progressistas) ainda está com a força.