Início Destaque Panorama: A cadeira mais cobiçada pelos políticos picoenses

Panorama: A cadeira mais cobiçada pelos políticos picoenses

Aumentou o número de opções para o eleitor picoense votar para a Câmara Federal. Quem decidiu entrar também no circuito foi a vice-prefeita de Picos, Xandú Neri (PT). A petista irá disputar a fatia com mais dez postulantes da cidade de Picos ou de municípios da região.

Os desafiantes

Concorrem ao posto, além da vice-prefeita, Edmundo Galvão (Psol), Raimundo Filho (UB), irmão Elis Lopes (PP), Marina Santos (Republicanos), Maria Casé (PT), Junior Nobre (PP), Mainha (Solidariedade), Wilson Martins (PT), Wagner Leal, mais conhecido com Wagim Palhaço (PDT).

Foi notícia

Segundo a “Rádio Calçada”, o suplente de vereador Valmir Santos (PCdoB), esteve com um dos pés na escada do Palácio Coelho Rodrigues. Segundo informou a emissora, foi necessária uma verdadeira força tarefa para convencer o comunista a recusar o convite que recebeu. Ainda com forme o noticiário da “R C”, foi feita até campana para evitar que o suplente de vereador acessasse a rodovia que liga o povoado Fátima do Piauí ao centro da cidade.

Legenda da insinuação

O ex-prefeito Zé Neri, acompanhado do deputado Nerinho (PT), e seus principais seguidores fizeram uma visita de cortesia ao vereador Gilson Nunes (PT). De acordo com pessoas próximas do vereador,o encontro foi recheado de muita descontração, mas a legenda da foto que registrou o momento rendeu muitos comentários e insinuações de um possível apoio do petebista aos candidatos da nação nerista.

Decidido 

Segundo o vereador Gilson Nunes, não é bem assim, sua decisão de apoiar o ex-prefeito de Paquetá Thales Coelho (Progressistas) é irrevogável. Em quase dois anos de atuação no parlamento picoense, Gilsinho tem se notabilizado como um político que se afirmar que o jegue morreu, podem pôr fogo na cangalha.

Desafio

Os prefeitos de duas cidades vizinhas ao município de Picos estão em pé de guerra. É que um dos gestores possui laços familiares e influência política no município gerido pelo o outro. Mas, comenta-se que nos espaços de discussão política, esse gestor anda meio que desdenhando do colega, afirmando que este não possui prestígio político capaz de influenciar na disputa local.

Magoado

Segundo os buchichos, o prefeito ofendido ficou tiririca da vida e afirmou aos colegas mais próximos que vai mostrar seu poder de fogo na próxima disputa municipal. O homem tem fama por já ter desafiado e batido no voto até um governador. Agora é aguardar que venha 2024.

Oeiras azul

A cidade de Oeiras sediou na noite desta sexta-feira (22), o encontro das oposições do Território Vale do Canindé. Os prefeitos dos municípios da região que fazem parte do grupo oposicionista compareceram em peso trazendo suas caravanas para mais uma festa da chamada “Onda Azul”.

Mostrou força

O anfitrião da festa, o prefeito Zé Raimundo (Progressistas), fez uma grande mobilização da nação “Boca Preta”, como é apelidado o grupo político liderado a quase meio século pelo ex-deputado B Sá. Quando se juntaram os oeirenses e os convidados dos municípios vizinhos as ruas da “Capital da Fé” ficaram pequenas para tanta gente.

Não deram o ar da graça

Quem não deu o ar da graça no evento político foi o presidente estadual do progressistas, deputado estadual Júlio Arco Verde e o ex-prefeito de Paquetá, Thales Coelho. Segundo comentários que rolam na primeira capital, é que os dois não são bem vistos pelo ex-deputado B Sá.

Conflito na divisão do pão

Lá o que dizem é que o clima entre eles tem sido meio turvo desde do início da pré-campanha. E o motivo teria sido a distribuição dos colégios eleitorais do deputado Júlio Arco Verde. Parece que o deputado B Sá Filho esperava mais generosidade do presidente da legenda que parece ter destinado a maior parte da sardinha para o ex-prefeito de Paquetá.

Ausente

Quem também não compareceu ao encontro foi o empresário e pré-candidato a deputado Federal, Raimundo Filho. Segundo um dos seus assessores, R Sá esteva em viagem, mas garantiu que o homem está animadíssimo com a receptividade que vem tendo nas andanças que já fez no trabalho de pré-campanha.

Defendendo seu povo

O empresário Josafá Marques vem trabalhando incansavelmente em defesa da população do município de São Luís do Piauí. O líder político disputou o governo municipal no pleito de 2020. Segundo uma fonte da coluna, muitas obras foram executadas tanto na zona urbana quanto rural da vizinha cidade por intermédio do empresário e seu grupo de seguidores.

O homem do presidente

O pré-candidato a deputado federal Junior Nobre (Progressistas) é o único do seu partido no estado do Piauí a assumir o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto os seus colegas de partido escondem a figura do mandatário, ele faz questão de enaltecê-la, com isso muitos eleitores do mito já estão declarando voto no policial rodoviário federal.

Bolão

Nos barracos da cidade já existe até um bolão circulando em relação a ordem de votação a ser recebida pelos candidatos na cidade de Picos. Segundo um palpiteiro, será mais fácil acertar na mega sena do que quem irá liderar esse ranque.