Início Destaque Cadastros podem ser invalidados após inconsistências no registro eleitoral

Cadastros podem ser invalidados após inconsistências no registro eleitoral

O prazo para que os eleitores solicitem seus direitos eleitorais termina na próxima quarta-feira, dia 04 de maio, após a finalização dessa data, o mesmo serviço será disponibilizado apenas após as próximas eleições.

Muitos eleitores estão realizando esse processo pelo título net, um sistema que a Justiça Eleitoral utiliza para o cadastramento das informações de uma determinada pessoa, no entanto, o site vem encontrando muita dificuldade na hora de localizar o endereço ou entrar em contato com os mesmos.

De acordo com o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges, isso acontece porque o eleitorado informa em algumas situações o destinatário de outra pessoa.

”Tá ocorrendo que os eleitores inserem seus dados, mas quando vão informar o meio de comunicação, seja email ou telefone, estão fazendo de forma incorreta ou informam o endereço de outras pessoas”, informou Luís Borges.

Essa terceirização acaba prejudicando o processo, já que o cartório fica impossibilitado de entrar em contato com o eleitor e, consequentemente, impedindo a solicitação do documento de forma correta.

Dessa maneira, muitas pessoas estão perdendo o prazo e não conseguirão exercer o direito do voto nas próximas eleições.

Outra situação que vem acontecendo trata-se do público jovem que solicita o cadastramento, a sistematização requisita uma foto com a identidade, porém alguns têm enviado essas fotografias sem camisa, o que a justiça não aceita como válido.

Luis ainda alerta sobre quais informações devem ser inseridas ao realizar qualquer solicitação junto à autarquia. “Quando inserirem no site o uso de telefone ou e-mail, que façam de forma correta e sendo dos próprios eleitores, porque acaba gerando muitos prejuízos para mim também”, finalizou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA