O empresário Raimundo Filho (UB) vem dando sinais de que poderá entrar para valer na disputa por uma vaga à Câmara Federal. R Sá, como é conhecido, já quase chegou lá na eleição de 2006. Naquele pleito ele obteve 84.032 votos, mas devido ao sistema eleitoral, o jovem político viu o saudoso ex-governador Alberto Silva, com 42.151 votos, praticamente a metade dos seus, conquistar a vaga no congresso nacional.
Aposta
Segundo fontes próximas ao empresário, o União Brasil não abre mão da candidatura do mesmo. Na estratégia eleitoral do partido, há chances reais da legenda conquistar uma cadeira, e o nome de R Sá é o mais viável dentro da sigla.
Só otimismo
Quem está muito otimista com sua pré-candidatura à deputado federal, é o ex-deputado Mainha (Solidariedade). Segundo os comentários, Maia Filho, como também é conhecido, é igual ao time da portuguesa, até mesmo aquelas pessoas que já têm compromissos, torcem por ele. O pré-candidato assegurou que está confiante no êxito, tanto na sua candidatura, quanto da chapa majoritária encabeçada pelo ex-secretário Rafael Fonteles, e que tem o ex-governador Wellington Dias (PT), pleiteando a vaga ao Senado Federal.
Roubou a sena
A Câmara Municipal de Picos promoveu na noite da última terça-feira (19), uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 100 e 42 anos de fundação do PCdoB e PT, respectivamente. Mas na festa vermelha, quem roubou a cena foi o ex-prefeito Zé Neri. O mais novo filiado foi muito cortejado por petistas históricos que ajudaram a fundar o partido no município, mas que naquela época eram adversários ferrenhos do novo companheiro.
Amor à primeira vista
Essa partiu de um experiente político da cidade de Picos. Segundo ele, os petistas, até mesmo alguns dos que eram considerados xiitas, estão encantados com o ex-prefeito Zé Neri. De acordo com o conhecedor, embora os companheiros em outros tempos já tenham sido críticos ferrenhos do romeiro, nos dias de hoje até parece amor à primeira vista.
Cautelosos
O ex-vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho, e seu irmão Getúlio Carvalho, que por anos acompanham politicamente o ex-prefeito Zé Neri, andam meio cautelosos quando o assunto é política. Diante de toda a movimentação feita pelo ex-gestor e seus filhos, tanto Edilson, como o magnata, como é apelidado Getúlio, não apareceram nas fotos.
Arranca rabo
A vereadora Valdivia Santos (PT) travou um acalorado debate com seu colega de parlamento Evandro Paturi (MDB), durante a sessão ordinária na última terça-feira (19). Segundo a petista, o parlamentar está precisando tomar um chá de maracujá. De acordo com ela, nem mesmo os vereadores da oposição que andam com a cabeça no sol quente, estão nervosos quanto Paturi, que entrou para a sombra do governo municipal.
Pediu para sair
O ex-presidente da Sociedade Esportiva de Picos, Rodrigo Lima (PSD), retirou sua pré-candidatura à Câmara Federal. Segundo P2, como também é conhecido no meio político, a quantidade de postulantes ao mesmo cargo na cidade de Picos e na região foi o principal motivo de sua desistência. O cartola agora irá apoiar o ex-diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Castro Neto.
Menino travesso
Dizem as más línguas da cidade de Picos, que tem um determinado líder político do município bastante astucioso. O rapaz já está sendo apelidado de João Grilo. Aquele do filme “O Auto da Compadecida”, interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele. O personagem é dotado de uma astúcia monumental e sempre se dá bem, pois os comentários sobre os dois são muito semelhantes.
Ganhou forma
A pré-candidatura do ex-secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil (Progressistas), está cada vez mais consolidada. Aldo tem visitado várias cidades de diferentes regiões e firmado parcerias políticas. Recentemente ele visitou diversos municípios da região do “Médio Parnaíba”, onde conseguiu o apoio de importantes lideranças no seu projeto de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Sonhando
Já há seguidores do prefeito Gil paraibano (Progressistas), sonhando com uma possível vitória do pré-candidato Sílvio Mendes (UB), ao Governo do Piauí. E caso isso venha a acontecer, Paraibano dará as catas do jogo na indicação para a direção dos órgãos do estado no município. Segundo a “Rádio Calçada”, tem um destes que já escolheu o cargo que irá solicitar se Silvio sair vitorioso na disputa.
De olhos abertos
Já no caso de vitória do ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), a divisão do bolo na “Capital do Mel” poderá não ser pacífica. Embora seus aliados tentam não deixar transparecer, mas há insatisfação. Parece que em alguns órgãos, o detentor da indicação fechou a porta com um cadeado e jogou a chave no mar e ninguém entra. Então caso o petista conquiste o Palácio Karnak, não vai ser tão fácil a tarefa de dividir o pão.
Disposto
Recém-chegado no grupo político do deputado Severo Eulálio (MDB), o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Marcos Buriti, está sonhando alto. Buriti já colocou o nome na rua para a disputa do Palácio Coelho Rodrigues, em 2024. Segundo o ex-secretário, existem garantias de peças importantes na legenda que caso o seu nome decole, poderá ser a aposta do partido na sucessão do prefeito Gil Paraibano.
Atuante
O empresário e político Josafá Marques (PT) não tem medido esforços quando o assunto é defender ações do Governo do Estado para a cidade de São Luís do Piauí. Por intermédio do petista, várias obras foram executadas e outras autorizadas para o município.