Início Colunas Panorama: Ex-aliados cuspindo fogo na Câmara Municipal de Picos

Panorama: Ex-aliados cuspindo fogo na Câmara Municipal de Picos

Os vereadores Evandro Paturi e Hugo Victor, ambos do MDB, que há bem pouco tempo trocavam rasgados elogios um ao outro, por pouco não proporcionaram um grade bafafá na sessão desta quinta-feira (10).

Ficou tiririca da vida

Ao discursar na tribuna, Hugo Victor, deixou transparecer que ficou decepcionado com o fato do colega ter aderido à gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), no momento em que estava ocupando sua cadeira no parlamento, e deu entender que não foi bem representado pelo suplente. O agora governista, Evandro Paturi não gostou nem um pingo da colocação, e o bate-boca foi inevitável.

Será se foi o chá?

Durantes as sessões, os funcionários da cantina da Casa Legislativa serve o tradicional cafezinho e chá para aqueles que não consomem café. E por incrível que pareça, o chazinho que estava sendo servido era de maracujá. O presidente do poder legislativo, Chaguinha, sugeriu que os colegas tomassem cada um, uma xícara do calmante, e parece que resolveram seguir a sugestão do presidente.

Camaradas no poder

O líder comunitário Antônio Moura enfim conseguiu ocupar sua cadeira na Câmara Municipal de Picos, ele foi diplomado e empossado nesta sexta-feira (11). O comunista havia conquistado a vaga no pleito do ano passado, mas um pedido de anulação da convenção partidária, impetrado pelo servidor público Raniery Lima, e acatado pela Justiça Eleitoral, impediu sua posse em primeiro de janeiro do ano passado.

De cabeça erguida

Antônio Moura assumiu a cadeira que vinha sendo ocupada pelo ex-vereador Renato Ibiapina (PT). O petista agora figura na condição de primeiro suplente do partido. Renato saiu de cabeça erguida, desejou boa sorte para seu substituto e declarou que continuará exercendo sua militância política no município picoense.

A todo vapor

Parece que o pré-candidato Aldo Gil engatou a quinta marcha na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa. O progressistas conseguiu um importante reforço para sua pré-campanha, o empresário Junior Nobre (PSD). Nobre buscará abrigo em uma sigla aliada do senador Ciro Nogueira, e concorrerá a uma vaga na Câmara Federal.

Justificou

O empresário e político Junior Nobre justificou a decisão tomada. Nobre declarou que decidiu pensando no desenvolvimento da região da grande Picos e como defensor das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro, o caminho natural seria seguir junto com o Governo Federal no município e no estado do Piauí. Já quanto ao apoio à pré-candidatura do secretário Aldo Gil, seria pela necessidade de renovação na Assembleia legislativa.

Tudo é possível

Segundo comentários vindos do município de Santana do Piauí, tudo está caminhando para que no pleito de 2024, três candidatos disputem o comando do município. Segundo pessoas ligadas ao vice-prefeito Neli Borges (PTB), ele não abre mão da disputa.

Lapidando

Há rumores que a prefeita Maria José (Progressistas) está lapidando um nome para tentar emplacar na sua sucessão. Como o grupo político liderado pelo ex-prefeito Valdenison Dias (PSD) apresentará uma candidatura, a tendência é que postulantes disputem os votos dos santanense.

Assediado 

O advogado Glauber Silva (PDT) vem sendo assediado por grupos políticos da cidade para um possível apoio à pré-candidatos a Assembleia Legislativa. O pedetista espera a definição do seu partido em nível estadual. Segundo ele, até o momento o único compromisso assumido pela legenda é no plano nacional com a pré-candidatura do presidenciável Ciro Gomes.

Sinais de fogo

A eleição de outubro próximo já começa a arranhar a política local em vários municípios da região. Parcerias políticas que pareciam ser duradoras, parecem que estão prestes a expirarem. Segundo fontes, em Patos do Piauí, por exemplo, o prefeito Joaquim Neto (PSD) não está mais falando a mesma língua com seu vice Luizinho (Solidariedade).

Sinais de fogo II

Notícias vindas do município de Itainópolis dão conta que o clima lá também pode azedar. O prefeito Miguel Rodrigues (Republicanos) parece que está mais inclinado para o lado do senador Ciro Nogueira. Como o vice João Batista é petista de raiz, o tempo pode fechar no antigo papagaio.