O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) não é “He-Man”, o famoso personagem de uma série de desenho animado caracterizado pela sua força sobre-humana, mas demostrou bastante vigor. Recentemente Paraibano conseguiu atrair para sua base aliada o vereador Afonsinho e o suplente Evandro Paturi, ambos do MDB, e por último conquistou o voto do também emedebista irmão Zé Luís, na votação de um Projeto de Lei de interesse do Palácio Coelho Rodrigues.

O faltoso

Foto: Ascom Câmara

Parece que o vereador Renato Ibiapina (PT) anda meio esquecido do seu compromisso parlamentar. O legislador já iniciou o ano legislativo faltando à primeira sessão do parlamento local. Coincidentemente a bancada de oposição precisava dos votos de todos seus integrantes para tentar reprovar o Projeto de Lei que adéqua o regime de previdência do município. Ainda bem que a Câmara Municipal não é uma escola, se fosse, certamente o petista seria reprovado no final do ano por atingir o percentual de falta que implicaria em sua reprovação.

Justificou

Foto: José Maria de Barros

O vereador irmão Zé Luís (MDB), alegou coerência ao votar no projeto. De acordo com ele, havia um acordo firmado entre executivo, legislativo e o sindicato da categoria para que a gestão fizesse algumas alterações na matéria. Segundo ele, o executivo cumpriu o acordado e alguns integrantes da aposição foram que roeram a corda.

Insinuações

A decisão do vereador irmão Zé Luís provocou revolta na militância oposicionista. Um integrante do grupo afirmou que a coerência do abençoado, como é apelidado o parlamentar, tem cor verde. Será o que o militante oposicionista quis dizer com isso?

Confortáveis

Os vereadores Afonsinho e Evandro Paturi demostraram estarem bem mais à vontade após mudarem de lado no plenário Plenário Pedro Barbosa. Parece que as cadeiras que eram ocupadas pelos dois parlamentares tinham espinho de mandacaru. Na primeira sessão, ambos deixaram transparecer que as cadeiras do lado governista são mais macias.

O motivo

Segundo fontes ligadas ao vereador Afonsinho, como também ao suplente Evandro Paturi, ambos do MDB, um dos motivos da saída dos dois do grupo político do deputado Severo Eulálio, teria sido falta de ar atmosférico. De acordo com pessoas próximas dos emedebistas, há no seleto grupo dois balões que absorvem todo o vento produzido.

Atordoados

Embora os principais líderes da oposição ao prefeito Gil Paraibano, na Câmara Municipal, tentem não deixar transparecer, mas os últimos acontecimentos mostram que os integrantes do bloco estão mais atordoados do que cachorro que cai do caminhão da mudança.

Será se agora vai?

Foto: Ascom PCdoB

Há um burburinho na cidade dando conta de que o líder comunitário Antônio Moura (PCdoB), irá em breve assumir o tão sonhado mandato na Câmara Municipal de Picos. Os comunista tem tratado o tema ultimamente no mais absoluto silêncio. Parece que os camaradas temem uma nova frustração, já que estavam convictos de iniciariam 2022 ocupando um assento na Casa Legislativa.

Chegando os boletos

Foto: GP1

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito Walmir Lima (Sem Partido), a devolver aos cofres públicos R$ 195.779,92. Segundo TCU, o recurso foi destinado para construção do Centro de Iniciação ao Esporte Modelo II no bairro Boa Vista. Mas de acordo com o órgão, Walmir de Lima (sem partido) não executou a obra e nem prestou contas do dinheiro que recebeu.

Se manifestou

O ex-prefeito emitiu uma nota onde afirmou estar convicto que não praticou qualquer ilegalidade, e que tão logo seja intimado, e irá apresentar a documentação comprobatória que irá confirmar sua inocência.

Disse sim

Foto: Arquivo Pessoal

O ex-secretário de Turismo Desenvolvimento Econômico e Tecnológico Marcos Buriti (PTB) não resistiu o assédio e disse sim ao deputado Severo Eulálio (MDB). Buriti ainda tentou uma reaproximação com o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), mas ao que tudo indica, ele já era considerado carta fora do baralho no grupo governista.

Como rabo de cavalo

Os municípios de São Luís do Piauí e Aroeiras do Itaim estão crescendo como rabo de cavalo, como diz um ditado popular. As duas cidade ocupam a terceira e quinta colocação, respectivamente, na lista de municípios mais pobres do estado.

Será coincidência?

Coincidência ou não, os dois municípios são por mais uma década geridos pelo mesmo grupo político. Em São Luís, há exatos 20 anos, o ex-prefeito Renato Pio (Progressistas), é que dá as cartas do baralho. Já Aroeiras do Itaim, desde da primeira eleição, o município é considerado um feudo do ex-prefeito Gilmar Francisco.