O vereador Filomeno Portela (Progressistas) teve um requerimento aprovado na sessão desta quinta-feira (02) da Câmara Municipal de Picos, sugerindo a Mesa de Diretora que solicite ao presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Temístocles Filho, que retire da pauta da Casa Legislativa um Projeto de Lei de autoria do deputado Pablo Santos, que homenageia o deputado federal Assis Carvalho, “in memoriam”, colocando seu nome no novo hospital regional de Picos, que está sendo construído.
Justificou
O progressista disse que reconhece a importância que o deputado teve na política piauiense, mas defende que o nome da unidade de saúde permaneça Justino Luz. Segundo ele, a memória de daqueles que já foram homenageados com seus nomes em prédios públicos, devem ser preservadas.
Fio mais além
Já o também progressivas, Eriberto Barros, foi mais além, mesmo reconhecendo e respeitando a trajetória do deputado Assis Carvalho, defende que se for para dar um nome ao prédio da nova unidade de saúde, que o homenageado seja um picoense e da área da medicina.
Não concorda
A vereadora Valdivia Santos (PT) saiu em defesa da proposição do emedebista. Segundo a parlamentar, a homenagem ao deputado é justa, não só pela destinação do recurso para o início da obra por meio de emenda parlamentar, mas por muitas outras ações defendidas por ele para saúde da Capital do Mel.
Não concorda II
O petista Wellington Dantas saiu em defesa da proposição do emedebista. Segundo Dantas, se não fosse a iniciativa do deputado em destinar a emeda, talvez a obra sequer tivesse começado. E que a justificativa contrária dos vereadores, é um gesto de pequenez.
E o povo?
Já várias pessoas ouvidas pela coluna, demostraram que pouco estão se importando para esse assunto, enquanto os dois grupos se engalfinham pelo nome do prédio. Na verdade, o que os usuários desejam é que a briga fosse para cobrar celeridade na obra. E que os serviços sejam oferecidos com qualidade em um menor espaço de tempo possível.
Nota vermelha
A conselheira Flora Izabel, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), votou pela emissão de parecer prévio pela reprovação das contas de governo do município de Picos, exercício 2016, gestão do ex-prefeito de Walmir Lima (Sem Partido). Há quem diga que o religioso vai se arrepender de um dia ter pisado tomate com a agora conselheira.
Dia da caça
Há quem diga que a ex-deputada não esqueceu da cambita que levou do ex-petista. No pleito de 2018, o ex-mandatário era aliado de primeira hora da então deputada que buscava a reeleição, mas na hora do vamos ver, ele foi convencido pelas forças ocultas a abandonar a companheira de partido e votar no deputado Severo Eulálio (MDB).
Recuperação
Segundo um experiente político da cidade, a depender do comportamento do ex-gestor na eleição do ano que vem, ele poderá fazer a prova de recuperação e quem sabe conseguir uma nota azul. Será se o homem se reabilita?
Encontro da direita
Acontece no próximo sábado (11), o V Encontro da Direita Picoense. O evento será realizado no auditório do Picos Hotel a partir das 16:00h, e contará com a participação do Líder da Direita Piauiense em Parnaíba, Prof. Antônio Tavares, do Líder da Direita do Piauí, Major Diego Melo, do representante da Direita de Campo Maior, Major Costa Araújo, e da jornalista Samantha Cavalca de Teresina, além dos líderes conservadores da cidade e de municípios da região.
O ansioso
O vereador Gilson Nunes (PTB) está mais ansioso pelo desfecho imbróglio envolvendo o PC do B picoense e o vereador Renato Ibiapino. O petebista aguarda para saber se o petista irá ou não perder a cadeira para o comunista Antônio Moura. Gilsinho, como também é conhecido, já se declarou um parlamentar independente, então ele acredita que terá o voto de minerva em alguns projetos.
O que é isso companheiro?
Alguns militantes ligados aos vereadores da bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), também andam bastante apreensivos com a situação. Vários deles dizem publicamente que veem a hora de o líder comunitário Antônio Moura (PC do B) ser empossado vereador. Segundo esse grupo, o camarada se comportará como um autêntico opositor. Pelo visto não estão confiantes no companheiro que hora ocupa a cadeira no quesito lealdade.
Merecido
Em sessão solene bastante prestigiada por familiares, amigos e companheiros de profissão a Câmara Municipal de Picos, entregou nesta quinta-feira (02), o título de cidadania picoense ao jornalista Antônio Lisboa da Silva, natural de Padre Marcos do Piauí. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa, Francisco das Chagas de Souza, “Chaguinha” (PTB). O público presente ficou encantado com trajetória do jornalista e sua ligação com a cidade de Picos. Emocionado, Lisboa agradeceu aos vereadores que aprovaram por unanimidade a honraria e prometeu defender cada vez mais o nome da cidade.
Rua do meio
A Câmara Municipal de Monsenhor Hipólito virou a rua do meio, literalmente falando, durante a sessão desta sexta-feira (26). Como diz um trecho da letra da música “rua do meio”, da banda de forró Catuaba com Amendoim, houve um verdadeiro quebra pau. O motivo do bate-boca entre os parlamentares teria sido devido a presença de representantes do Sindicato do Servidores Públicos do município.
O motivo
Os funcionários foram à reunião do parlamento hipolitano com o objetivo de pedir apoio aos vereadores na votação de um projeto de lei de autoria do executivo que será enviado para apreciação na Casa Legislativa, de interesse da categoria, mas a presidente do legislativo, Doracelma Bezerra, atribui a reivindicação do grupo o inconformismo do resultado das eleições municipais de 2020.
Temperatura máxima
Em Dom Expedito Lopes, o clima anda meio tenso entre os grupos de oposição e governo. Segundo uma fonte da coluna, no vizinho município as agressões já saíram do campo verbal. No último arranca rabo que houve lá, um automóvel foi danificado. Caso essa situação continue, as seguradoras de veículos serão as mais prejudicadas.