Início Colunas Panorama: As incertezas que beiram o Palácio Coelho Rodrigues

Panorama: As incertezas que beiram o Palácio Coelho Rodrigues

Prefeitura de Picos Foto: Assis Santos

Os grupos políticos ligados ao Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder municipal, vive em meio à incertezas. Os petebistas são aliados do governador do estado, já progressistas locais estão divididos em duas alas. Há quem diga que os espaços dos aliados serão respeitados, mas a parceria deve ser de mão dupla.

Respeito ao farol

Segundo fontes palacianas, os aliados terão que respeitar a cor do farol no trânsito eleitoral. Caso alguém avance o sinal vermelho, poderá ser penalizado até com perda de pontos no prontuário municipal.

Espera

A cada dia que passa cresce a expectativa dos curiosos para saber até que ponto a sucessão estadual afetará a aliança local. Já tem até gente apostando algumas moedas como a depender do resultado do pleito o grupo governista se desidrata. Será mesmo?

Bem na fita

O secretário de Saúde de Picos e pré-candidato a deputado estadual, Aldo Gil, adotou a Capital do Estado como sua segunda casa. Na cidade de Teresina, Aldo tem feito várias parcerias políticas e conseguido importantes apoios, os mais recentes foram as suplentes de vereador Samara Pereira e Tatiana Medeiros. O progressista poderá ser a grande surpresa do pleito vindouro na capital piauiense.

Relâmpago 

Hugo Victor (MDB) (Foto: José Maria)

O vereador picoense Hugo Victor (MDB) foi nomeado pelo governador Wellington Dias (PT), para exercer cargo de assessor técnico do governo a partir de 30 de novembro, mas o parlamentar parece que não vai sentar em uma das acolchoadas cadeiras do Palácio de Karnak. É que um dia após a publicação da nomeação, W. Dias tornou sem efeito a designação do vereador. O que será que provocou o arrependimento de sua excelência para que a estadia do emedebista no governo fosse igual a um relâmpago?

Um lugar na sombra

José Neto Monteiro (Foto: Reprodução)

Já ex-procurador-geral Município de Picos, José Neto Monteiro, terá um acento na antessala do palácio. O advogado foi nomeado assessor especial do governador Welington Dias. Zé Neto faz parte da cúpula petista no município de Picos. Resta saber se ele irá fazer parte da intimidade do governo ou se o cargo é simplesmente um consolo de descontente?

Com o pé dentro

Antônio Moura (Reprodução)

Após o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER) julgar improcedente os embargos de declaração no recurso eleitoral interposto pelo PC do B de Picos, a direção da legenda espera apenas as medidas serem tomadas pela justiça eleitoral para que o comunista Antônio Moura seja diplomado e empossado vereador de Picos. Dizem por aí que os caciques dos camaradas andam com o sorriso de uma orelha a outra.

Com o pé fora 

vereador Renato (PT) (Reprodução)

Caso a decisão seja mantida, o vereador Renato (PT) deixará a cadeira da Casa Legislativa, que passa a ser ocupada por Antônio Moura. Mas o petista ainda sonha com alguma medida jurídica na instância máxima da justiça eleitoral, que reverta a situação. Caso não venha a obter êxito, o jeito é “pegar o banquinho e sair de mansinho”.

Quase lá

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, seccional Piauí), instância máxima da Ordem no Estado, elegeu a lista sêxtupla para escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. Entre os seis nomes que serão encaminhados para que os desembargadores formem a lista tríplice, está o advogado filho da cidade de Picos, Agrimar Rodrigues. Segundo os comentários, é grande a chance do nome do picoense passar na peneira do TJ e ir para mesa do governador Wellington Dias.

Super-homem

O secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, tem sido na gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), literalmente o homem da terra, da água, do fogo e do ar. A atuação do gestor tem ofuscado o trabalho de outros secretários, que andam com o astral mais baixo que rabo de cavalo.

Vai para a disputa

Foto: Reprodução Arquivo pessoal

O coronel Ewaldo Viana irá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano. O oficial da Polícia Militar do Piauí está em tratativas com o presidente do Solidariedade no Piauí, o deputado estadual Evaldo Gomes. Caso seja confirmada, aumenta ainda mais a concorrência por uma fatia do bolo no eleitorado picoense.

Nego de risco

Segundo a Rádio Calçada, tem um vereador do município de Picos, fazendo um negócio bastante arriscado. Dizem que o parlamentar não está em condições de disponibilizar a estrutura solicitada por seus apoiadores. Por conta disso, o edil está liberando os cabos eleitorais para negociarem com pré-candidatos a deputados que não é o seu. Até aí tudo bem, mas os analistas dizem que o perigo é que em 2024 esses seus seguidores não queiram fazer o caminho de volta.