Início Colunas Panorama: Apareceu o novo líder da oposição na Câmara Municipal de Picos

Panorama: Apareceu o novo líder da oposição na Câmara Municipal de Picos

Vereador Wellington Dantas

A bancada oposicionista na Câmara Municipal de Picos até que enfim chego a um denominador comum e escolheu o vereador Wellington Dantas (PT) como novo líder. Devido ao pedido de licença do vereador Hugo Victor (MDB), o cargo estava vago há mais de um mês.

No paredão

Segundo comentários, os demais integrantes do grupo estavam fazendo corpo mole para assumir a tarefa, mas foram colocados no paredão e tiveram que definir o substituto do emedebista. O novo líder garante que irá exercer a liderança de forma responsável e com muita racionalidade, mas ficará vigilante às movimentações do palácio.

Cobrança 

E por falar em Wellington Dantas, o vereador teceu críticas ao presidente da Câmara Municipal, Chaguinha (PTB). Ambos são aliados do governo no plano político estadual, mas o presidente tem cobrado na tribuna da Casa do Povo a resolução de algumas demandas da gestão estadual na Capital do Mel. Pelo visto W Dantas quer que o colega seja mais enérgico na defesa, e insinuou que o petebista esteja adotando o estilo morde e assopra.

Respondeu

 

Já o vereador Chaguinha afirmou que mesmo alinhado com o Palácio de Karnak, não poderia fechar os olhos para os problemas. Segundo ele, seu papel no parlamento não é apenas bater palmas para o governo, mas sim apontar os problemas e cobrar a resolução dos mesmos. Em outras palavras, o presidente quis dizer que é aliado e não alienado. E ai, quem está com a razão?

Chegou a hora do vamos ver

Eleições da OAB de Picos (Fotos: Edivan Araújo e Matheus Silva)

Acontece no próximo domingo (21), a eleição para a escolha da Diretoria e conselheiros que comandarão a OAB Piauí e suas 15 subseções no triênio 2022/2024. Na subsecção de Picos, dois jovens advogados disputam o comando da entidade.

Quem chega lá?

A chapa da situação é encabeçada pelo advogados David Benevides e Yara Bezerra. Maycon Luz e Yana Moura encabeçam a chapa oposicionista e tentam quebrar a hegemonia do grupo, que há mais de uma década dão as cartas na entidade. O pleito será um dos mais acirrados dos últimos anos. É esperar para ver quem chega lá.

Marcando terreno

Foto: Ascom

O coordenador geral do PRO Piauí e secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, cumpre agenda em cidades da região de Picos nesta sexta-feira (19) e sábado (20). Apesar de evitar falar em sucessão estadual, o petista vem adotando a mesma postura do seu padrinho, o governador político Wellington Dias (PT).

Querelas à parte

Em alguns municípios, Rafael Fonteles tem conseguido fazer com que as querelas criadas entre as lideranças municipais no pleito passado não subam em seu futuro palanque. Há uma cidade em que as quatro forças políticas recepcionaram o secretário.

Como fica?

O deputado Nerinho (PTB) está de malas prontas para bater asas do partido. O deputado deverá se abrigar em uma legenda que esteja na base aliada do governador Wellington Dias, podendo ser até o PT de sua excelência. Caso isso ocorra, como fica a situação dos seus seguidores em um futuro não muito distante?

Vale a pena ver de novo

Foto: Cidades na Net

É dado como certo o apoio do ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido), ao deputado Severo Eulálio (MDB). Tem gente se coçando de ansiedade para ver o ex-mandatário dividindo palanque com parte dos integrantes do grupo de apoiadores do deputado. Vale lembrar que essas lideranças travaram uma batalha com o religioso na eleição do ano passado, que culminou com o voo do padre para o palanque do prefeito Gil Paraibano. O que os ansiosos querem saber é se haverá troca de elogios entre ambos.

Possíveis mudanças

Surgiram rumores de possíveis mudanças no primeiro escalão do governo Gil Paraibano. Até o momento não houve nenhuma manifestação dos integrantes do grupo que faz parte da intimidade do gestor. Resta saber se haverá dança das cadeiras, ou apenas um remanejamento.

Entusiasmado

Foto: Jessika Mayara

Um dos grandes entusiásticos da pré-candidatura do secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, é o ex-vice-prefeito, Gilvan Gomes, que tem demonstrado que vai se empenhar ao máximo no projeto do secretário de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.  Por onde passa, Gomes prega que a cidade precisa de sangue novo na ALEPI, e que Aldo Gil é o nome ideal.

Prestando contas

Foto: Riachão Net

O suplente de vereador, Simão Carvalho (PT), anda incomodado com alguns políticos da cidade. Segundo ele, estão fazendo cortesia com chapéu alheio. É que segundo ele, algumas ações que foram ou estão sendo executadas em comunidades, foram reivindicação sua e agora todo dia aparece pai para as obras.