Início Colunas Panorama: Oposição ao governo Gil sem líder a seguir

Panorama: Oposição ao governo Gil sem líder a seguir

Foto: Cidades na Net

Com as licenças dos vereadores Hugo Victor e Rinaldinho, ambos do MDB, a bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas) na Câmara Municipal está sendo comparada a uma perua com a barra da direção quebrada, isso quer dizer, sem rumo.

Cadê o líder?  

Hugo Victor era o líder do grupo oposicionista, mas passado um mês do afastamento do parlamentar, o bloco não conseguiu nomear um substituto. Os emedebistas Afonsinho e irmão Zé Luís e o petista Wellington Dantas são os mais indicados. Só que os mesmos estão fugindo da missão como o diabo foge da cruz.

Na deles

No momento, ainda compõem a bancada, os vereadores Valdívia Santos e Renato Ibiapina, ambos do Partido dos Trabalhadores, e os emedebistas Evandro Paturi e Pedro da Coca, sendo que os dois são suplentes e estão assumindo as cadeiras por um período de três meses, mas pelo visto nenhum deles têm interesse em assumir a batuta.

Bem à vontade     

Foto: Luciana Santos

Diante da situação, quem não está achando ruim é o líder do governo Pedro Pio (Progressistas). O parlamentar vive uma situação para lá de confortável sem ter que enfrentar uma oposição sistemática, já que a bancada oposicionista anda meio desconjuntada.

O gato comeu

Foto: Imagem Ilustrativa

Um grupo formado por ex-secretários municipais e coordenadores de autarquias, entrou com uma ação coletiva na justiça contra o município de Picos. O seleto grupo cobra o pagamento do 13° salário referente ao ano passado que não foi pago pela gestão do então prefeito Padre Walmir. E aí, será se o gato comeu o salário extra dos antigos auxiliares do ex-mandatário?

Indisposto

De acordo com um pardalzinho que costuma sobrevoar pelo segundo andar do Palácio Coelho Rodrigues, se depender do prefeito Gil Paraibano, os requerentes não irão contar com a gratificação salarial para ajudar a custear as despesas das festas de final de ano.

Apego aos cargos  

Foto: Imagem Ilustrativa

Comenta-se à boca miúda que alguns dos fiéis escudeiros do ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido), que foram acomodados na gestão do prefeito Gil Paraibano, não estão dispostos a seguirem o religioso na sua próxima aventura política. Dizem que tem deles, que possui laços sanguíneos com o antigo gestor, não deixará a cadeira acolchoada que ora ocupa no Palácio Coelho Rodrigues.

Dedicado

Foto: Ascom

O coordenador do Pró-Piauí no território Vale Guaribas, o empresário e político Araujinho (PT), vem demostrando bastante empenho no sentido de destravar e dar celeridade às demandas do estado, sobretudo na cidade de Picos. Na última quinta, ele se reuniu com o governador Wellington Dias (PT). Além de Araujinho, participaram da reunião todos os vereadores do grupo liderado pelo petista.

Pulou o muro

vereador Edvar Barroso (MDB) – Foto: Edvan Araújo

Em Aroeiras do Itaim, o vereador Edvar Barroso (MDB) agora passou a integrar a base aliada do prefeito Bil de Deus (PTB). Lá, ao que tudo indica, a adesão vai provocar um redemoinho no grupo governista. Reza a lenda que na negociação conduzida pelos os ex-prefeitos Gilmar de Deus e Wesley de Deus, há um compromisso que afeta em cheio dois importantes aliados do grupo governista.

Salada

Como ficará a situação de vários prefeitos da região de Picos que defendem o projeto político do senador Ciro Nogueira (Progressistas), mas são ligados aos deputados alinhados com o governador Wellington Dias (PT)? Será se estes darão palanque aos dois grupos em seus municípios?

Na trilha 

Aldo Gil (Foto: Edson Costa)

O secretário de Saúde do município de Picos, Aldo Gil (Progressistas), segue firme no seu projeto para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito do ano que vem. O progressistas construiu importantes parcerias políticas, tanto na capital do estado, como em importantes municípios do interior. O pré-candidato declarou que está satisfeito com a boa aceitação que o seu nome vem recebendo pelos locais visitados.

Sinal verde

Foto: Arquivo Pessoal

Durante a visita que fez a município de Picos, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se comprometeu com o secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Picos, Marcos Buriti, em apoiar os projetos que o gestor planeja desenvolver para fomentar a economia local.

Pé na estrada

Foto: Arquivo Pessoal

Quem também tem cumprido uma extensa agenda de visitas é o pré-candidato a deputado estadual Gutemberg Rocha (PL). Em Teresina, várias lideranças políticas já firmaram compromisso com ele. Na região, o número de adeptos ao seu projeto de ocupar uma cadeira legislativo piauiense, cresce a cada dia.

Na expectativa

Na próxima segunda-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER), irá julgar os embargos de declaração no recurso interposto pelo PCdoB picoense que validou a convenção partidária da legenda realizada no ano passado que havia sido anulada na primeira instância. Se a decisão for favorável ao partido, o vereador Renato Ibiapina (PT) poderá participar das próximas sessões ordinárias do Plenário Pedro Barbosa, como assistente.

Mudou o mote

No reduto dos comunistas, a expectativa é grande, até mesmo um dos seus integrantes que não andava bem satisfeito com os caciques da legenda, agora está com o sorriso de orelha a orelha. O motivo é que o camarada passará à condição de suplente de vereador pela agremiação.