Início Colunas Panorama: Prazo de empréstimo de lideranças prestes a se expirar na política...

Panorama: Prazo de empréstimo de lideranças prestes a se expirar na política picoense

Convenção política Progressista e PTB

Alguns jogadores da política picoense que têm o passe pertencente ao time azul, e que na disputa eleitoral de 2020 foram emprestados para reforçar o elenco da equipe da fé, estão com o contrato de empréstimo prestes a expirar.

Resistência ao retorno 

Segundo um cronista com livre trânsito nas duas agremiações partidárias, há uma meia dúzia que poderá apresentar resistência para retornar para o clube detentor dos seus direitos federativos.

Torcida vigilante

Parte dos torcedores da equipe azulina já está buzinando no ouvido do seu presidente. Eles até aceitam que os esportistas permaneçam defendo as cores do time parceiro, mas perderão as vantagens que recebem advindas do esquadrão de origem.

Assumiu

Aldo Gil (Foto: Daniela Meneses)

O secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, (Progressistas), em entrevista coletiva à imprensa picoense, assumiu pela primeira vez que irá mesmo concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa na eleição do próximo ano. A pré-candidatura do gestor foi decidida em uma reunião familiar após a deputada em exercício, Belê Medeiros, anunciar que não tentaria a reeleição.

Sem pressa

Mesmo assumindo a pré-candidatura, Aldo Gil declarou que no momento seu foco é dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo na pasta da Saúde. Parece que o gestor não quer queimar etapas, e irá esperar o prazo estipulado pela legislação eleitoral para mergulhar de corpo e alma em seu projeto rumo ao Palácio Petrônio Portela.

Criticou

Na sessão da Câmara Municipal de Picos desta quinta-feira (02), a vereadora Valdívia Santos (PT) criticou a atuação do secretário de Serviços Públicos, Dedé Monteiro. Segundo a parlamentar, na época em que ela detinha a indicação na pasta, na gestão do então prefeito Padre Walmir Lima, os pedidos do secretário, que nesse período exercia a vereança, eram sempre atendidos. Já as reivindicações que ela tem feito, o gestor tem dado calado como resposta.

Respondeu

O secretário Dedé Monteiro respondeu a vereadora Valdívia Santos. De acordo com ele, o período em que a petista foi detentora da indicação da pasta, e ele fazia parte da bancada de oposição, nunca foi atendido nem mesmo com uma vassoura usada. Monteiro ainda alfinetou a parlamentar, dizendo que seu problema é sol quente na cabeça.

Experiência exitosa 

A Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI), presidida pelo prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva “O Toninho de Caridade”, vem se tornando um exemplo para o estado do Piauí. A entidade promoveu nessa sexta-feira (03), na cidade de Picos, mais um encontro de prefeitos do território.

Entusiástica

A associação tem como finalidade identificar as necessidades locais e propor soluções de forma cooperada, atendendo as particularidades de cada município. O presidente da entidade, o “Toninho de Caridade”, vem demostrando muita capacidade de liderança junto aos colegas prefeitos, na defesa da pauta municipalista à nível nacional.

Como formiguinha

O médico Gutemberg Rocha (PL) continua sua caminhada no trabalho de pré-campanha eleitoral na busca por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no pleito vindouro. Rocha já percorreu vários municípios de diversas regiões do estado. Segundo ele, inúmeras parcerias políticas foram firmadas, e outras estão em estágio avançado de negociação.

Se mexendo

Em recente viagem à Brasilia, o empresário e político Júnior Nobre se encontrou com importantes nomes que compõem o primeiro escalão do Governo Federal. Ele esteve com o secretário Especial da Cultura, Mário Frias, e com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Tarciso de Freitas. Nobre apresentou demandas da cidade para os dois gestores, e ambos sinalizaram positivamente.

O sonhador  

Deputado estadual Nerinho (PTB) (Foto: Daniela Meneses)

O deputado Nerinho (PTB), amigo e afilhado político do ex-senador João Vicente Claudino, comentou a notícia que circulou na imprensa da capital sobre a possibilidade de JVC ocupar a vaga de primeiro suplente de senador na chapa governista que, provavelmente, será ocupada pelo governador Wellington Dias. O deputado declarou que acha pouco provável, e que o empresário está bem mais maduro e irá observar a conjuntura para tomar a decisão que foi melhor para o estado do Piauí. Mas há quem diga que Nerinho sonha todos os dias com essa possibilidade e que é bem capaz de já ter até feito umas duas promessas a seu padim, padim Cícero, para que a engenharia política ocorra.

O andarilho

O prefeito de Paquetá do Piauí, Tales Pimentel (Progressistas), vem fazendo uma verdadeira romaria. O gestor, que é pré-candidato a deputado estadual, já percorreu vários municípios de diversas regiões em busca de parcerias políticas. Conforme uma pessoa próxima ao progressista, ele está otimista e seguro de que fisgará uma das trinta cadeiras do parlamento piauiense.

Deu seu recado

Na trilha que percorre para tentar ocupar uma vaga no Tribunal de Justiça do Piauí como desembargador, o advogado Agrimar Rodrigues, promoveu um encontro com centenas de colegas da advocacia que atuam na cidade de Picos. Único candidato ao cargo filho da “Capital do Mel”, ele aproveitou o momento para se apresentar para aqueles que não conheciam sua trajetória e também para debater sobre o processo eleitoral que está em curso referente ao Quinto Constitucional da corte judiciaria piauiense.