A cidade de Picos foi contemplada com uma emenda parlamentar destinada pelo Senador Elmano Férrer (Progressistas) para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde modelo Padrão no município. A Secretaria de Saúde, através do Secretário, Aldo Gil, comemora mais uma grande aquisição para a Saúde do município.
As localidades contempladas com a construção das UBS foram a comunidade Mirolândia e o Conjunto Habitacional Louzinho Monteiro. A emenda parlamentar, destinada para a construção das duas UBS foi orçamentada em R$ 1.576.000,00 reais.
De acordo com assessor técnico da Secretaria de Saúde, Adriano Moura, com a implantação de mais essas duas UBS o Município passa a ofertar uma melhoria no acesso e conforto aos usuários dos serviços da Atenção Primária, bem como melhores condições para o trabalho em saúde. Adriano ainda explica que a construção das Unidades Básicas de Saúde faz parte de um planejamento que está sendo posto em prática pela Secretaria Municipal de Saúde para a população de Picos.
Segundo os dados técnicos em relação a construção e entrega final das obras, o prazo é de 24 meses a partir da habilitação da proposta em Portaria, podendo ser prorrogado por igual período.
“A proposta para construção trata-se de uma estratégia para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica que propõe uma estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade, que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde, e recurso advindo do Fundo Nacional de Saúde através de emenda parlamentar para o Secretaria Municipal de Saúde para construção das UBS”, explicou Adriano Moura.
Quando a obra da nova UBS da comunidade Mirolândia for concluída, a mesma substituirá a UBS já existente na localidade, e seguirá sendo referência para atenção à saúde da população residente nas localidades Mirolândia, Lagoa dos Félix e Chapada do Fio, totalizando uma assistência a 1.560 habitantes.
Já a UBS Louzinho Monteiro, será acrescentada como Unidade para atuação da equipe de Saúde da Família da comunidade Estrivaria, tornando-se sede para a equipe. “O Posto de Saúde da Estrivaria passará a ser ponto de apoio para a referida equipe, que será responsável pela assistência à saúde da população residente nas localidades: Bocolô, Curralinho I, Curralinho II, Serra do Tanque, Juaír, Queimada da Ema, Estrivaria e Lousinho Monteiro, que totaliza aproximadamente 3.310 pessoas”, finalizou Adriano Moura.
CCOM – PMP