Início Colunas Panorama: Os videntes da política picoense

Panorama: Os videntes da política picoense

Os últimos acontecimentos na cena política picoense têm levado os videntes a fazerem as mais bizarras previsões. Nas projeções dos proféticos, não está só o pleito eleitoral do ano que vem, mas também a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal e a corrida ao Palácio Coelho Rodrigues, que só ocorre em 2024.

Quem chega lá?

Na análise de um dos adivinhos, a composição no parlamento poderá ser invertida. Só resta aguardar e ver qual adivinhão acertará o seu prognóstico, e aqueles que frustrarão seus admiradores.

Profissão Trapaça

Segundo comentários de um observador da cena política local, em Picos há pessoas querendo servir a dois senhores. Resta saber se essa galera irá conseguir tal façanha, que no ambiente político isso é quase impossível. De acordo com o observador, esse pessoal passará a ser monitorado em breve.

Super Técnico

Vereador Afonsinho Foto: Ascom Câmara Municipal

O vereador Afonsinho (MDB), embora não sendo treinador de nenhuma modalidade esportiva, perece ser chegado a uma convocação. O parlamentar ventilou a possibilidade de apresentar um requerimento na Câmara Municipal, convocando o secretário de Serviços Públicos, Dedé Monteiro, e o coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Raniery Lima, para prestarem esclarecimentos na casa do povo.

Outro olhar 

José Arimateia
Foto: José Maria de Barros

Já o vereador José Arimatéia Luz, o “Maté” (Progressistas), assegurou que não vê necessidade da convocação dos gestores. No ponto de vista do progressista, a gestão começou a dar sinais de que entrou nos trilhos.

Criando asas

Comenta-se à boca miúda que há crias na cidade de Picos querendo se desgarrar dos criadores. É que tem cabos eleitorais ligados a vereadores, querendo negociar diretamente com os deputados da cidade sem a intermediação dos seus chefes políticos. Trocando em miúdos, eles não querem estar dentro do pacote a ser oferecido pelos vereadores.

Desânimo

Até bem pouco tempo atrás os defensores do senador Ciro Nogueira (Progressistas), na região de Picos, andavam mais animados. Tinha deles que já chamavam o parlamentar de “meu governador”, mas ultimamente a empolgação já não é tanta. Parece que até mesmo o padrinho do progressistas não tem demonstrado muito entusiasmo.

Reivindicou

Júnior Nobre (Foto: Arquivo Pessoal)

O empresário Junior Nobre (PSD) solicitou aos deputados Georgiano Neto e Júlio Cesar, para que eles intervenham junto ao Governo do Estado, a instalação urgente do Instituto de Medicina Legal (IML) na cidade de Picos. Nobre cobrou também dos deputados filhos da Capital do Mel que estes se mobilizem em prol desta causa para amenizar o sofrimento das pessoas que perdem seus familiares vítimas de mortes violentas e os corpos são transladados para Teresina ou Floriano para serem periciados.

Abrindo caminho

Belê Medeiros (foto: Daniela Meneses)

A deputada estadual em exercício, Belê Medeiros (Progressistas), está incumbida de fazer a vereda, como diz o ditado popular, para o seu primo Aldo Gil tentar chegar na Assembleia Legislativa na eleição do ano que vem. A parlamentar é excelente na arte do convencimento, resta saber se nesse percurso que ela vem permeando, vai levando sal no Alforge.

Torneiras fechadas 

Foto: Ascom

A conselheira Waltânia Alvarenga, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), deferiu liminar determinando o bloqueio das contas da prefeitura de Aroeiras do Itaim. O pedido de bloqueio foi feito pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) em razão da ausência da entrega de prestação de contas, documentos e informações ao órgão de fiscalização e controle, atinentes ao exercício de 2021. O bloqueio vale até que o prefeito Edmilson Francisco de Deus, “o Bil”, encaminhe ao TCE, todos os documentos e informações que compõem a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2021. Lá, o que se comenta é que a autonomia do mandatário anda com o ponteiro quase virando a baixo de zero. Será se ele irá conseguir juntar a documentação exigida pelo tribunal?

Apanhando

Dedé Monteiro (Foto: Ascom Câmara Municipal )

O secretário Municipal de Serviços Públicos, Dedé Monteiro, está apanhando que só couro de pisar fumo na Câmara Municipal. O vereador licenciado, que sempre foi combativo na época em que era pedra, agora está sentindo o que é ser vidraça.