A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Imunização, dá continuidade à campanha de vacinação contra a influenza. A SMS deu início desde o dia 22 de junho a 3ª fase de vacinação contra a gripe e segue até o dia 23 de julho.
Nesta 3ª etapa estão sendo contempladas as pessoas que se enquadram nos seguintes grupos: comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; força de segurança e salvamento e funcionários do sistema de privação de liberdade.
A coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, explica que além dessa nova etapa, o público que se enquadra na 1ª e 2ª fase da vacinação contra a gripe, como professores, pessoas com 60 anos ou mais, puérperas com até 45 dias no pós parto, trabalhadores da saúde e crianças, também continuam sendo vacinados.
Mariana Fontes também informa que a vacinação ocorre em 14 postos de saúde do município que contém salas de vacina. Além desses postos, nas localidades da zona rural que não possuem sala de vacina, as pessoas podem solicitar o agendamento para serem vacinadas.
“Peço a população que procurem a UBS mais próxima de sua residência e se informe sobre os dias e horário para estar recebendo a vacina da influenza que é de suma importância para diminuirmos internações. Esses grupos que são elegíveis como prioritários é o Ministério da Saúde que tem justamente a intenção de diminuir a disseminação desse vírus que ainda afeta muito a população brasileira e evitar complicações e internações em decorrência disso”, frisou a Coordenadora.
Mariana Fontes destaca que a procura tem sido boa, contudo, a SMS espera ainda mais. Ao tempo que a Coordenadora reforça o convite para que a população não deixe de vacinar, lembrando que deve-se ter um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina da gripe e a vacina contra a Covid-19.
“Se você estiver se sentindo febril é melhor que a vacinação seja adiada, por isso pedimos que quando os nossos vacinadores lhe perguntarem se você está sentindo algum sintoma gripal, que você seja sincero e acabe não piorando o quadro as vezes”, explicou Mariana Fontes.
CCOM – PMP