Início Destaque Com vacinas insuficientes, idosos se aglomeram para garantir imunização contra a covid-19

Com vacinas insuficientes, idosos se aglomeram para garantir imunização contra a covid-19

Aglomeração em locais de vacinação contra a covid-19 em Picos (Foto: Josimar Santana)

O município de Picos recebeu 4.259 doses da vacina contra a Covid-19 para a primeira dose do público-alvo desta etapa, que são idosos com idade de 75 a 79 anos. Entretanto, o número de doses é insuficiente para atender o grupo desta etapa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, a remessa enviada pelo Ministério da Saúde não corresponde com o número real de idosos nesta faixa etária. O gestor cita que a pasta se baseou no senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2010.

“Essa aglomeração está se dando devido ao desespero da população que está com medo de não ter doses suficientes para eles. A gente entende o receio da população, o Ministério da Saúde está se baseando em um senso de onze anos atrás, no último senso do IBGE. O que está acontecendo é que todo mundo tem um parente de idade mais avançada, que já passou a faixa etária de vacinação e ficaram alguns sem vacinar”, explicou.

Aldo Gil disse que os dados do IBGE apontam que Picos tem cerca de 1.200 idosos na faixa etária de 80 anos, porém, na realidade, foram contabilizados por equipes da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Picos, mais de 2.200 idosos nesta faixa etária.

O secretário destaca que os grupos que já deveriam terem sido vacinados não vão ficar de fora da imunização e que a pasta poderá buscar um respaldo jurídico para garantir a vacinação de todos.

Aldo Gil lamentou as aglomerações que se formaram em torno dos locais de vacinação e disse que a Secretaria de Saúde não tem como controlar o trânsito de pessoas nesses locais.

A Secretaria de Saúde de Picos emitiu uma nota de esclarecimento sobre as filas que se formaram nos locais de vacinação.

Nota de Esclarecimento 

A SMS de Picos vem a público lamentar o fato de que pessoas estiveram desde ontem à noite em filas nos postos de vacinação esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização de Picos.  Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás.  Compreendemos a preocupação da população e somos solidários neste momento. Mas não nos resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos federais e estaduais e pedir  que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir.

Estamos estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra.

Nosso compromisso é com a saúde do nosso povo. E seguimos decididos a vencer essa crise de saúde com a solidariedade e compreensão de todos.

CONFIRA A ENTREVISTA COM ALDO GIL

Veja matéria relacionada:

Picos recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 e articula imunização para idosos de 75 a 79 anos 

Imagens de Josimar Santana