Com sobra em frascos da vacina de Oxford, Picos aplicou mais doses do que o estoque recebido oficialmente. O painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostra que foram enviadas 1.709 doses para o município piauiense, contudo foram aplicadas 1.718, ou seja, nove doses a mais.
O secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, explica que isso ocorre devido a uma sobra em cada frasco da vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford.
“As doses do laboratório Sinovac vinham em um frasco contendo apenas uma dose. Já as de Oxford, a gente percebeu que são 10 doses por frasco, mas a partir do primeiro frasco que a gente aplicou, foi observado uma sobra. Então, estamos conseguindo aplicar até 12 doses por frasco”, esclarece o secretário.
Ele conta que além dos nove vacinados a mais, Picos ainda há três frascos para a primeira fase da imunização. Ele acredita que 80% dos profissionais de saúde serão vacinados nesta etapa.
“Ultrapassamos o número oficial de vacinas recebidas e ainda temos três frascos contendo oficialmente 30 doses que, com certeza, vão render mais que isso”, reitera Aldo Gil.
Cidade Verde