Início Destaque Geminiano inicia vacinação contra a covid-19

Geminiano inicia vacinação contra a covid-19

Por meio da Secretária de Saúde, a Prefeitura Municipal de Geminiano, deu início à vacinação contra o coronavírus causador da covid-19. A dose inicial foi administrada na tarde desta terça-feira (19).

A primeira pessoa a ser vacinada na cidade foi enfermeira Kassiana de Fátima Menezes de Aquino, de 46 anos. Ela trabalha há mais de 10 anos na rede municipal de saúde e está entre os profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença.

De acordo com informações repassadas pela secretaria, 14 doses do imunizante foram destinadas para o município. As doses recebidas são referentes ao primeiro lote e serão administradas no público prioritário, composto por profissionais da saúde, depois idosos, seguindo a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

Após a vacinação simbólica, a enfermeira Kassiana ressaltou a importância do momento. “Essa é uma esperança para nós. A promessa de dias melhores que estão por vir”, comenta a profissional.

O secretário de Saúde, José Genivaldo, o “GG”, aproveitou para reforçar aos geminianenses que este início da vacinação é destinado apenas aos trabalhadores da linha de frente. “Queremos alertar a população que esta primeira etapa é destinada aos profissionais de saúde e aguardamos a determinação do Ministério da Saúde para avançar com o plano de imunização. Chegando novas remessas de vacinas, vamos dar sequência à vacinação”, disse.

O prefeito Erculano Carvalho destacou que o município vai seguir todos os critérios do Ministério da Saúde para organizar a imunização. “A Prefeitura e os profissionais da Secretaria de Saúde estão preparados e comprometidos com esse momento, tão importante para Geminiano e para o mundo”, afirma.

Cronograma de Vacinação:

1ª fase

Trabalhadores de saúde

Idosos com 60 anos ou mais institucionalizados

Pessoas com deficiência institucionalizadas

2ª fase

Idosos 80 anos e +

Idosos 75 a 79 anos

Idosos 70 a 74 anos

Idosos 65 a 69 anos

Idosos 60 a 64 anos

3ª fase

Pessoas com comorbidades: conforme definição do Ministério da Saúde, deverão apresentar no ato da vacinação a declaração e/ou prescrição médica (com validade de 1 ano) que comprove a patologia.

4ª fase

Funcionários do sistema prisional, privados de liberdade, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores da educação e pessoas com deficiência grave.