Início Destaque Pacientes protestam contra atraso no repasse de verba para hemodiálise

Pacientes protestam contra atraso no repasse de verba para hemodiálise

Foto: Assis Santos

Pacientes que precisam de hemodiálise fizeram um protesto nesta quinta-feira (03) contra o atraso de repasse de verba da Secretaria Municipal de Saúde de Picos para as duas clínicas privadas que realizam o tratamento pela rede pública. Sem dinheiro, as unidades de saúde ameaçam suspender as sessões. Quem precisa de atendimento teme que o quadro clínico possa piorar diante do impasse.

O grupo composto por mais de setenta pessoas, formado por usuários e familiares de pacientes, se concentraram em frente à Secretaria de Saúde de Picos, portanto faixas e cartazes, denunciando a falta de compromisso da gestão para com os hemofílicos. Eles alegam que o repasse de verbas não está sendo feito.

O advogado Gofram Moura, que é usuário do serviço, disse que teme pela queda na qualidade do atendimento devido ao impasse. “A gente precisa desse tratamento para sobreviver e lá eles prestam um serviço de primeiro mundo, com profissionais qualificados, mas a gente sabe que funciona com fundos financeiros e além disso, o recurso é um repasse federal, então estamos aqui conclamando aos responsáveis que sejam sensíveis à nossa causa”, declarou.

O médico Tiago Luz se pronunciou em nome do Instituto do Rim, que é uma das clinicas conveniadas. De acordo com ele, o repasse já ocorre com atraso pelo Ministério da Saúde, no entanto, o recurso referente ao mês de outubro já foi efetuado, mas ainda não foi repassado à clínica. ”É um repasse que é feito exclusivamente para a hemodiálise e já vem com um certo atraso, esse repasse que estamos solicitando é referente ao mês de setembro. São procedimentos caros e não temos como arcar com essas despesas sem o repasse do recurso”, salientou.

Tiago Luz

 

O coordenador administrativo da Secretaria de Saúde, Bruno Luz, esclareceu que o pagamento às clínicas de terapia renal conveniadas ao SUS está atualizado, sendo de responsabilidade das próprias prestadoras, a administração financeira que possibilite a realização dos atendimentos, sem prejuízos aos pacientes. “Só nos últimos quatro meses a secretaria efetuou repasses que chegaram ao montante de R$:3.730.822,72 às duas unidades. O último pagamento foi realizado hoje, 03 de dezembro deste ano”, destacou Bruno.

Bruno Luz

Já advogada Andreya Lorena, que defende os interesses da Clínica, declarou que todos os procedimentos que são de responsabilidade do estabelecimentos foram feitos. “Eu não sei o que está acontecendo lá no município, o que podemos informar é que o que cabe à clínica foi feito. O processo está todo formalizado e foi encaminhado ao município e o município simplesmente não disse porque não paga, não manifestou outra exigência, outro critério simplesmente a gente está alheio a tudo isso”, lembrou.

A advogada afirmou que a clínica não teve responsabilidade pela manifestação e que o manifesto foi idealizado pela associação de pacientes renais que mobilizou os pacientes a se manifestarem na sede da secretaria.

CONFIRA AS ENTREVISTAS-

GEOFRAN MOURA

TIAGO LUZ


ANDREYA LORENA


BRUNO LUZ