Assim como aconteceu com a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, a segunda etapa também terá o calendário alterado e será estendida. O processo de vacinação teve início ontem (03) e seguirá até o dia 15 de dezembro, já a certificação ocorrerá até o dia 10 de janeiro de 2021.
A mudança no calendário ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus, que exige um número menor de pessoas presentes nas agências sanitárias.
De acordo com o médico veterinário e fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Edilton Pedro, essa etapa é voltada para bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade, conforme prevê o Calendário Nacional de Vacinação 2020 para a maioria dos estados brasileiros.
Ainda segundo o médico veterinário, a vacina, em dose de 2 mililitros (ml) deve ser aplicada com agulhas novas “na tábua do pescoço de cada animal”, de preferência nas horas mais frescas do dia. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a ajuda do órgão de defesa sanitária animal.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM EDILTON PEDRO