O Lions Clube de Picoense, em parceria com o grupo LEO de Picos, realizou na manhã desta quarta-feira, (30), uma ação em favor do Meio Ambiente e da prevenção do câncer infanto-juvenil.
O ‘Mutirão a Favor do Meio Ambiente’, teve início com a muda de árvore na praça Manoel Inácio Gomes, no bairro Canto da Várzea. Em seguida o grupo se dividiu e realizou a entrega de panfletos informativos em vários pontos do centro da cidade.
Para o presidente do Clube de Serviço, Agamenon de Deus, o projeto visa esclarecer para a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. “O nosso objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e como resultado, deixar a cidade mais limpa, melhorando a qualidade de vida”.
Em relação a prevenção do câncer infanto-juvenil, a advogada Andreia Saunders, integrante da entidade, afirmou que o material informativo distribuído esclarece algumas dúvidas dos pais à respeito dos tipos mais comuns de câncer na infância, bem como sintomas, diagnóstico e tratamento. “O câncer infantil ocorre ao acaso, ou seja, não é possível preveni-lo, e não sabemos quais crianças irão ter. Então, cabe aos pais estarem atentos aos sintomas e aos primeiros sinais”.
Ela ainda lamentou o fato do município não dispor de um centro de tratamento especializado para a doença sendo que, segundo a advogada, essa é uma causa que deve ser assumida por todos seguimentos da sociedade picoense.