Início Destaque Falece Pascoal Silva aos 92 anos em Picos

Falece Pascoal Silva aos 92 anos em Picos

Velório acontece na Câmara Municipal de Picos (Foto: Jailson Dias)

Faleceu na noite desta terça-feira (30) o empresário Pascoal Joaquim da Silva, fundador do grupo P. da Silva. Pascoal tinha 92 anos e deixa esposa, filhos, netos e bisnetos.

O empresário vinha enfrentando problemas cardíacos, a cerca de oito anos, que nos últimos meses se agravou e passou a comprometer a parte renal.

De acordo com Adelina Leal, nora do empresário, ele estava em casa e foi levado a um hospital particular, onde foi constatada a necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi encaminhado para Hospital Regional Justino Luz, onde veio a ter duas paradas cardíacas, ele não resistiu e veio a óbito.

Adelina Leal (Foto: Jailson Dias)

O velório está acontecendo no plenário da Câmara Municipal respeitando todos protocolos das autoridades de saúde em relação a prevenção e disseminação do novo coronavirus, causador da covid 19. Às 15 horas haverá a celebração da palavra na Casa Legislativa e em seguida, o corpo seguirá em cortejo fúnebre até o cemitério São Pedro de Alcântara, onde ocorrerá o sepultamento.

Veja seu histórico, repassado pelo próprio Pascoal, à comunicadora, Socorro Costa, no ano de 2017

PASCOAL JOAQUIM DA SILVA, conhecido por PASCOAL SILVA, é filho de MARIANO JOAQUIM DA SILVA e DELFINA FRANCISCA DE LIMA, ambos já eram viúvos e juntos tinham 12 filhos. Após se casarem, Mariano e Delfina tiveram mais três filhos: MARIA BATISTA e MARIA FLORIPEDES (ambas já falecidas) e o caçula PASCOAL JOAQUIM DA SILVA, nascido em 06 de dezembro de 1927, às nove horas da noite na data Rodeador, na época município de Picos.

Pascoal, desde pequeno sempre teve interesse pelo trabalho. Aos seis anos de idade já trabalhava na roça com o pai, onde permaneceu ajudando no sustento da família até os 12 anos. Nessa mesma idade, ele resolveu deixar a roça e partiu para outro ramo: comprou um jumento e muito alho e foi vender no Maranhão, Goiás e Pará. Em suas viagens, sofridas, e muitas vezes demoradas, ele sentia a falta da família.

Passado algum tempo, aos vinte anos de idade, Pascoal passou a comprar produtos da Região e vender em atacado, isso nos meados dos anos 1940. Aos 23 anos de idade, ele passou a residir em Santo Antônio de Lisboa, era a data de 09 de abril de 1951. Neste mesmo ano, ele casou-se com Judite Batista.

Na cidade, ele começou uma pequena “bodega” no mercado, onde permaneceu até 13 de junho de 1962, nessa época já com 06 filhos (pois dois faleceram antes de completar 30 dias de vida), sendo a caçula EDILENE, nascida em 29 de abril de 1961 em Santo Antônio de Lisboa, e com Dona Judite grávida, a espera de Pascoal Filho.

Com a necessidade dos filhos estudarem, Pascoal passou a morar em Picos com a família, em 13 de junho de 1962. Chegando em Picos, a família passou a residir na Rua Santo Antônio em casa alugada, mas iniciou também a construção de sua casa própria. Na Capital do Mel, foi onde ele deu os principais passos para seu legado como empresário. Ele comprou um ponto na Av. Getúlio Vargas e instalou a primeira sede do Armazém Silva em Picos, seu primeiro comércio de atacado na cidade, onde hoje, seu filho Erismar e esposa Erenice, vendem materiais de construção.

No dia 25 de dezembro de 1973, a família mudou-se para a casa própria. Foi a maior alegria para Dona Judite que muito satisfeita ficou em sua casa própria, onde ela teve mais dois filhos Wilson e Humberto, este o caçulinha. Um ano depois, o comércio prosperando e agora já com 09 filhos, resolve construir uma casa mais confortável, família grande e começa a construir na Av. Nossa Senhora de Fátima, na época Bairro Canto da Várzea, hoje Bairro N S de Fátima, onde foi morar em março de 1974, e viveu até seus últimos dias.

Seu Pascoal chegou a Picos com seu Armazém Silva, apenas em atacado, depois essa sua primeira sede passou a ser referência e melhores preços em material de construção, hoje referenciado por todos e de renome em toda grande região. Paralelo a essa 1° sede, ele comprou um ponto e instalou o ARMAZÉM SILVA NA famosa Rua São Benedito, conhecida por ter os maiores comerciantes de atacado e distribuidores da Grande Região de Picos, a exemplo os amigos saudosos Antonio Amâncio Macêdo e Zé Cursino.

Assim seus filhos maiores foram estudar em Recife, Cleomar (medico in memorian), Cleodir (engenheiro) Erismar (administrador), Creusimar (Professora) Edmar (in memorian), Edilene….vieram médicos, engenheiros e os mais novos Pascoal Filho, Wilson e Humberto se espelharam no pai e entraram para o comércio, expandindo seus negócios para o nome P. DA SILVA – hoje um grupo forte gerenciado pelos filhos.

Assim, a terceira sede do Armazém Silva, se tornou o Grupo P. DA SILVA, localizado na Av. Senador Helvidio Nunes, inaugurado no dia 22 de fevereiro de 2000, essa data em homenagem ao dia do nascimento de Dona Judite, nascida em Santo Antônio no dia 22 de fevereiro de 1933.

Os filhos expandiram o grupo, com a criação do HOTEL P. DA SILVA, O POSTO P. DA SILVA e BEBIDAS P. DA SILVA. Seu Pascoal, porém, sem esquecer sua trajetória, nunca deixou de trabalhar em seu segundo ponto comercial referência em Picos “ARMAZÉM SILVA ” na Rua São Benedito, sua eterna referência comercial.