Nesta sexta-feira (31), tomou posse a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) no Hospital de Campanha Estadual (HCE). A unidade é o único hospital de campanha do Piauí a possuir uma Comissão de Ética de Enfermagem instituída de forma oficial pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).
A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) possui a função de garantir a ética no âmbito hospitalar. Deve prestar assistência aos colaboradores, tirando dúvidas sobre os aspectos éticos e técnicos, além de promover medidas educativas. Pensando nisso, o HCE realizou uma eleição onde duas chapas concorreram para compor a comissão.
Nesta manhã, foi realizada a solenidade de posse da chapa vencedora com as presenças dos colaboradores e da mesa de honra composta pelo diretor Jefferson Campelo; do professor Joel Rodrigues, coordenador geral do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI que inclui o HCE; do conselheiro Antônio Neto do Coren-PI, que esteve presente na solenidade representando a presidente do Coren, Amanda Lucia Barreto Dantas; da gerente de enfermagem do HCE Susane Castro e da presidente do CEE Maria do Carmo Santos Ferreira.
Segundo o conselheiro, a CEE é um braço do Coren dentro da instituição, com a finalidade de disseminar e fomentar o código de ética entre os profissionais para que eles saibam seus direitos, deveres e proibições no que se diz a respeito à assistência de enfermagem. “A comissão é bem importante nesse momento em que a prática assistencial de enfermagem é diferenciada. Estamos vivendo em um cenário novo onde os profissionais de enfermagem estão cuidando de pacientes acometidos pela Covid-19 e é importante que todas essas ações sejam pautadas na ética”, disse Antônio Neto.
A comissão é formada pela presidente enfermeira Maria do Carmo Santos Ferreira, secretária enfermeira Herilane de Sousa Cavalcante e a membro técnica de enfermagem Sandra Carvalho Viana Santos. “Ficamos muito felizes em sermos eleitas para a Comissão de Ética de Enfermagem dessa instituição, justamente para mostrar essa questão da valorização dos profissionais de enfermagem, para garantir um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética”, disse a presidente do CEE, Maria do Carmo Santos.
A solenidade contou com a doação de um arranjo de flores da Floricultura NatuArte e com o Coffee Break doado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex).