Início Destaque Setores de enfermagem de hospital particular em Jaicós são interditados

Setores de enfermagem de hospital particular em Jaicós são interditados

Os setores de enfermagem do hospital e maternidade Nossa Senhora das Mercês em Jaicós foi interditado na manhã de ontem (18) pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI).

A presidente estadual do órgão, Tatiana Melo, afirmou que o responsável pela unidade de saúde, Raimundo Neiva Filho, já havia sido notificado acerca das irregularidades desde 2015 e as alterações sugeridas nunca foram seguidas, com isso, a representante do conselho decidiu por suspender alguns serviços no local.

“A gente não estava tendo retorno do que era notificado e daí a gente abriu um processo para fazer a interdição, que é todo um processo que envolve comissão de sindicância, inclusive a gente dá ampla defesa para a instituição se regularizar antes de a gente fazer esse ato, que é um ato extremo do conselho, o conselho só faz isso quando acaba todas as possibilidades para que a gente consiga resolver as irregularidades, as ilegalidade sem tomar essa medida drástica, não tendo êxito, aí sim o conselho lança mão da medida extrema que é de interditar os serviços de enfermagem”, contou.

Tatiana Melo (Foto: Daniela Meneses)

Tatiana argumenta que o hospital funcionava sem a presença de um profissional de enfermagem, apenas com técnicos na área que atuavam sem a supervisão de um enfermeiro graduado, o que segundo ela, é ilegal.

“Foi constatada principalmente a ilegalidade de não ter enfermeiros trabalhando no hospital e o conselho não permite, é tolerância zero […]. Tem duas profissionais que são técnicas de enfermagem trabalhando e estas não podem trabalhar sem a supervisão do enfermeiro”, explicou.

A nossa equipe tentou contato por telefone com Raimundo Neiva Filho, proprietário do hospital, mas não obtivemos êxito.

A presidente do Coren-PI contou ainda que a defesa do hospital garantiu que contrataria bacharéis na área até o mês de julho, porém a medida não foi cumprida.
Tatiana Melo destacou ainda que as fiscalizações na região vão continuar tanto em hospitais públicos quanto privados. Ela afirmou também que várias denúncias de clínicas em Picos já foram recebidas e os conselheiros farão vistorias nos locais.

Tatiana Melo com o conselheiro Antônio Neto Luz

CONFIRA A ENTREVISTA COM TATIANA MELO-