Uma jovem paciente de apenas 20 anos que teve os dois pulmões destruídos pelo coronavírus recebeu um transplante duplo, no Northwestern Memorial Hospital, em Chicaco, nos Estados Unidos.

Trata-se do primeiro transplante de pulmão conhecido nos EUA por consequência da Covid-19. A cirurgia durou dez horas e exigiu mais cuidados que o normal. A inflamação causada pela doença havia deixado os pulmões da mulher “completamente colados aos tecidos ao redor, como coração, parede toráxica e diafragma”, segundo o médico Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica e diretor do programa de transplante de pulmão do hospital.

A paciente apresenta boa recuperação clínica, mas segue ligada ao ventilador mecânico.

Embora tenha recebido pulmões saudáveis, a longa doença deixou os músculos do peito muito fracos para respirar, necessitando de readaptação. “O transplante era sua única chance de viver”, disse o médico. O procedimento foi feito depois que testes apontavam resultado negativo para o coronavírus.

Outros centros médicos têm buscado informações com o Northwestern Memorial Hospital e querem enviar pacientes em estado crítico causado pelo Covid-19 para a realização de transplantes.”Quero enfatizar que isso não é para todo paciente da Covid. Estamos falando de jovens, muito funcionais, com mínimas condições de comorbidade, com danos permanentes nos pulmões e que não conseguem sair do ventilador (…) Mas pode ser um caminho potencial para a recuperação”, disse.