A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o segundo caso confirmado de covid-19 em Picos, destes, um dos pacientes – uma mulher de 39 anos-, se curou; a outra paciente – uma idosa de 79 anos, faleceu. Desde a divulgação dos dados com casos positivos, uma série de notícias falsas tem sido disseminada na internet, é o que afirma o secretário da pasta, Júnior Santos.

Segundo o titular, muitos áudios com conteúdo falso estão sendo compartilhados por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp, e tem atrapalhado o trabalho executado pelos profissionais de saúde, além de questionar a veracidade das informações divulgadas pela secretaria.

“Eu quero aproveitar a oportunidade para pedir às pessoas que evitem fazer comentários absurdos através de redes sociais, porque só prejudica o trabalho. Porque quando tem um órgão técnico, a gente não pode ir contra, nem pode dar opiniões absurdas, nem técnico da área poder estar dando opiniões, imagina pessoas leigas, pessoas desinformadas, que ficam politizando a situação”.

A afirmação do secretário de Saúde é relacionada a áudios que começaram a circular após a pasta divulgar o primeiro óbito em Picos pelo convid-19. Em um dos áudios, um homem – cuja identidade é desconhecida – afirma que a idosa que faleceu no último sábado, teria sofrido um infarto e nega que a causa da morte tenha sido por conta do coronavírus. Na mensagem de voz, o homem afirma que reside na mesma localidade da senhora e diz que a mesma é sua tia. No áudio, o homem critica ainda o prefeito do município, Walmir Lima, e profissionais que atuam na Saúde de Picos.

Júnior Santos destacou que os órgãos municipais e estaduais envolvidos no combate ao coronavírus, tem trabalhado de forma séria e responsável. Ele pede que ao divulgar informações, a população deve ter respeito e responsabilidade.

“A gente tem agido com muita responsabilidade, com muito critério para que a gente não cometa nenhuma falha. A secretaria tem trabalhado diuturnamente, então a gente apela para a população, de uma maneira geral. Aquelas pessoas que se manifestam, que façam isso com responsabilidade, baseado em alguma coisa concreta, baseada em algum dado concreto, em algum dado palpável, não fazer críticas destrutíveis que só vem trazer problemas para o enfrentamento, que é um trabalho de todos”, acrescentou.

Na ocasião, o secretário defendeu o isolamento social e destacou que Picos, um município que recebe um número muito grande de pessoas da macrorregião, não tem uma quantidade significativa de pessoas infectadas com o vírus devido ao distanciamento social.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM JÚNIOR SANTOS