O pré-candidato a prefeito de Picos Francisco da Costa Araújo, “o Araujinho” (PT), ganhou o apoio de dois ex-vereadores picoenses, na corrida pelo Palácio Coelho Rodrigues. Deixaram o grupo do seu principal concorrente, segundo as pesquisas de intenção votos já divulgadas, o ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas), e passaram a apoiar a pré-candidatura do empresário Araujinho, os ex-parlamentares Manoel Vieira de Barros Lima e o Diógenes Nunes Medeiros, este sobrinho do ex-gestor.
Diógenes deteve dois mandatos consecutivos no parlamento local, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Ele se desfilou do “Cidadania” e ingressou no MDB. Já o professor Manoel Viera, tem uma longa trajetória na política local, estava filiado ao “Progressistas” e está acertando os detalhes para se filiar no Partido Comunista do Brasil (PC do B).
Oriundo do movimento sindical, o professor Manoel Vieira, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Regional de Picos por três mandatos. Viera conquistou seu primeiro mandato no pleito de 1996, concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores e retornou à casa legislativa na eleição de 2008, pelo então PMDB.
Manoel também assumiu as secretarias de Educação e Agricultura de Picos, nas gestões dos ex-prefeitos Gil Paraibano e Kleber Eulálio, respectivamente. Na administração do prefeito Padre Walmir Lima, coordenou o Departamento Municipal de Trânsito.