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Agências bancárias de Picos ajustam horário de atendimento

O Banco Central determinou que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências enquanto durarem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no País.

Em entrevista ao Grande Jornal – transmitida pelas rádios Grande FM e Difusora de Picos -, o diretor do Sindicato dos Bancários Regional de Picos, e servidor da Caixa Econômica Federal de Picos, Fábio Neiva, recomenda que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem preferencialmente os diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartphones e, se necessário, recorram aos caixas eletrônicos.

Segundo Neiva, é preferível que a sociedade recorra às agências bancárias para apenas realizar transações essenciais, como saque de dinheiro, pagamento de contas ou transferência de recursos.

“É importante nessa hora a gente tanto informar, quanto tranquilizar a população que os serviços bancários são serviços prioritários e o cidadão não vai deixar de ser atendido, só que por questões de segurança, tanto para a população, como para trabalhadores do ramo financeiro e bancário, é importante que a gente preserve, tanto a categoria, como também a população”, reiterou.

O bancário falou também sobre o acordo firmado entre as entidades sindicais e a Federação Nacional dos Bancos, a Feban.

“Nós acordamos que cada instituição vai disponibilizar o seu horário de acordo com a sua demanda. Então, normalmente, vai ser disponibilizado o horário de 09 às 10 horas, uma hora por dia, para o atendimento de casos excepcionais. Inicialmente, cada banco, através do seu site oficial, no caso, por exemplo, da Caixa Econômica, onde sou empregado, ela estabelece um site www.caixa.gov.br/caixacomvoce, e lá você faz várias operações”, explicou.

No endereço eletrônico apresentado é possível fazer operações como:

Pausa na cobrança de crédito

Grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander, estão adiando o pagamento de duas prestações da casa ou carro nos próximos 60 dias. O intuito é dar fôlego financeiro para os trabalhadores em meio à pandemia do coronavírus.

Pausa na renovação de penhores; renovação de contratação de crédito consignado; contratação de crédito pessoal e empresarial.

Operações por telefone

Segundo Fábio Neiva, através do telefone 0800 726 8068 é possível ter acesso à alteração de limite, aplicação financeira, contratação de previdência privada, seguro pessoal e para empresas, entre outros serviços.

Atendimentos prioritários

Serão disponibilizados apenas casos emergenciais, que são: saque de INSS, sem cartão; saque do seguro desemprego ou ‘Defeso’ –benefício pago à pescadores-; saque de FGTS sem cartão; saque do Bolsa Família sem cartão; liberação do PIS para quem não possui o Cartão Cidadão.

As alternativas de saque sem cartão são restritas a casos de usuários que não têm o cartão ou que os mesmo foram bloqueados ou que perderam a senha.

O atendimento prioritário se estende ainda para recuperação ou desbloqueio de senha e pedido de novo cartão.

Prova de vida

Para os beneficiários do INSS, não há necessidade de irem às agências para fazer a prova de vida. Conforme comunicado do Ministério da Economia, não serão bloqueados os benefícios de quem não a fizer nos próximos 120 dias.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA COM FÁBIO NEIVA