Início Destaque Bancos mantém horário de funcionamento e servidores temem contaminação por coronavírus

Bancos mantém horário de funcionamento e servidores temem contaminação por coronavírus

As agências bancárias de Picos manterão o horário de funcionamento sem nenhuma alteração após o anúncio de pandemia nacional causada pelo coronavírus.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários Regional de Picos, Antônio Libório, até o momento os horários de atendimento nas agências não foram reduzidos e os funcionários já solicitaram aos órgãos competentes que medidas fossem tomadas, para proteger não só os trabalhadores, mas também os clientes.

“Em questão do horário, nós não temos ainda nenhuma definição. Ontem (18) aconteceu uma reunião da Contraf (Confederação Nacional Dos Trabalhadores Do Ramo Financeiro) com a Fenabran (Federação Nacional dos Bancos), e a Contraf solicitando à Fenaban que diminuísse os horários de atendimento ao público, mas já temos um decreto do Governo, fechando todas as agências bancárias até o final deste mês. Esperamos que os banqueiros também resolvam, ou diminuir pelo menos o atendimento ao público, ou fechar as agências”, informou.

Ele afirma que servidores com mais de 60 anos ou com doenças que os coloque em grupo de risco, foram liberados, temporariamente, das atividades.

“Os bancos tomaram algumas medidas à respeito dos funcionários. Aqueles funcionários com mais de 60 anos, mulheres gestantes, pessoas com doenças crônicas, estão liberadas para não irem trabalhar”

Libório dá alternativas para as pessoas que precisam fazer transações bancárias, mas temem a pandemia.

“Nós pedimos àquelas pessoas que não sejam obrigadas a irem às agências bancárias, não só nos bancos, mas também em outras repartições, que deixem os serviços para depois, questão de abertura de contas, que não seja obrigada abrir agora; temos a questão do PASEP, porque já temos muita gente atrás para tirar o PASEP também. E deixe isso para depois porque a gente não sabe a gravidade dessa doença”, orientou.

Libório recomenda ainda que a população opte pelo atendimento online, o “internet banking”. Nos aplicativos dos bancos, por exemplo, é possível fazer pagamentos de contas de água e luz, boletos de cobrança e realizar transferências.

CONFIRA A ENTREVISTA COM ANTÔNIO LIBÓRIO