Início Destaque Panorama: Pesquisa de intenção de voto anima pré-candidatos a prefeito de Picos

Panorama: Pesquisa de intenção de voto anima pré-candidatos a prefeito de Picos

Dada a largada

Foi divulgada a primeira pesquisa de intenção voto para prefeito da cidade de Picos. A consultada foi encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação e realizada pelo Instituto Amostragem.

Na dianteira

Gil Paraibano (Foto: GP1)

O ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), que lidera a corrida rumo ao Palácio Coelho Rodrigues, disse que recebeu com naturalidade o resultado. Já seus seguidores ficaram numa empolgação tamanha que até parece que Paraibano já é leito.

Satisfeito

Araujinho (Foto: Reprodução)

Segundo colocado, o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), aparece com 16%. Segundo ele, como empresário e por não ter, até então, histórico político, a porcentagem apresentada é positiva. O empresário acredita que assim como no pleito de 2016, onde o ex-prefeito Gil começou ainda melhor colocado, poderá perder fôlego nas últimas passadas da corrida. De acordo com seus seguidores, o petista vai fazer Gil engolir poeira.

Queria mais

Edwaldo Viana

Já o ex-comandante do 4º BPM, Coronel Viana (sem partido), aparece em terceiro lugar com 12,25% das intenções de voto. Ele disse que não acredita nos números apresentados pela pesquisa. Viana acredita que mesmo não tendo ainda percorrido 20% do município, acha que está melhor posicionado.

Otimista  

Júnior Nobre

O policial rodoviário federal, Júnior Nobre (PSC), ficou em quarto lugar com 8,5% das intenções de votos. Nobre destacou que a pesquisa é apenas um retrato do momento, mas começa a demonstrar que a população de Picos poderá optar por mudanças profundas na política local.

Mal na fita

Com 63% de reprovação de sua gestão, o prefeito Padre Walmir Lima (PT), ao que tudo indica, não será um bom cabo eleitoral. Seguidores do pré-candidato Arauijinho já comentam que irão sugerir ao empresário a não associar sua imagem à do gestor. Segundo um deles, o pré-candidato tem de adotar a prece “afasta-te de mim”.

Ganhando forma 

Em São Luís do Piauí a sucessão municipal está ganhando forma. A oposição já definiu que o empresário Josafá de Lima, encabeça a chapa oposicionista. Segundo uma fonte com livre trânsito no lado governista, o vereador Gilberto Rodrigues (MDB), que se elegeu pela oposição, mas aderiu ao grupo do prefeito Renato Pio, será o escolhido do grupo governista. Ainda de acordo com a mesma fonte, caso o parlamentar não seja o preferido pelo o mandatário, poderá fazer o caminho de volta. E ao que tudo indica, se isso vier a ocorrer, seus antigos aliados estenderão um tapete vermelho para recebê-lo.

Excluído

O advogado Glauber Silva (Sem Partido), que é pré-candidato a prefeito de Picos, não foi incluído na primeira pesquisa de intenção voto encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação. Mas Silva disse que gostou dos números trazidos pela sondagem. Glauber deverá se filiar ao PDT nos próximos dias.

Cautelosos

Apesar de o ex-prefeito Zé Neri (PTB) já ter declarado reiterada vezes que o partido está fechado em torno da pré-candidatura do empresário Gil Paraibano, boa parte dos petebistas andam cautelosos em dar declarações. Será por que, em?

Novo lar

Segundo a rádio calçada, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), está adquirindo um imóvel na cidade de Picos. A ideia do parlamentar é mostrar que não está para brincadeira em relação ao seu projeto de colocar seu padrinho, Gil Paraibano, novamente no comando do Palácio Coelho Rodrigues.

Volta por cima

Foto: Canabrava News

O ex-prefeito de São José do Piauí, Ademar Bezerra, parece que vai dar a volta por cima. No pleito de 2012, ele apoiou o sobrinho Atiano Bezerra, que se elegeu, mas no pleito seguinte, mesmo com direito à reeleição, abdicou da disputa e apoiou o atual prefeito, Netão Bezerra. Essa decisão foi contra a vontade do então padrinho político. Para o pleito deste ano a situação se repetiu, mas com uma inversão, Netão rompeu com Atiano e vai tentar repassar a máquina para Ademar Bezerra pilotar.

Tímida

Em Aroeiras do Itaim a oposição anda mais devagar que voo de anum. Mesmo o atual prefeito Wesley de Deus (PTB) e seu vice Edilson Teixeira (PT), correndo risco de terem seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral, não se percebe empolgação do grupo oposicionista.