Será se cai?
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) marcou para o dia 23 do próximo ano, o julgamento do recurso interposto pelo prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB). Os dois tiveram os mandatos cassados, acusados de abuso de poder econômico e político. Se ambos forem cassados terão que recorrer fora do cargo. Dizem as más línguas, que alguns auxiliares do gestor já zeraram os estoques de dois tipos de remédios das farmácias da cidade. Imosec e Diazepam
Bobeou dançou
Embora jure de pés juntos que não está retaliando as lideranças que têm demostrado intenção de apoiar o pré-candidato do Araujinho, na prática, o prefeito Padre Walmir não está perdoando ninguém, o número de exonerações de simpatizantes da pré-candidatura do empresário cresce a cada dia. A música cantada no palácio é da Xuxa: “eô, eô, bobeou, dançou”.
Pulga atrás da orelha
O vereador Toinho de Chicá (Progressistas) participou da última sessão do ano ordinária da Câmara Municipal de Picos, na segunda-feira, 16 de dezembro, até o momento que seriam votados projetos de interesse do executivo que estavam na ordem do dia, mas, por motivo de força maior, o parlamentar deixou o plenário. Dizem que o episódio deixou o ex-prefeito Gil Paraibano com uma pulga atrás da orelha.
O dedo da força
A atitude do vereador Toinho ainda é um mistério, mas segundo um observador da política picoense, o motivo de o vereador ter abandonado a reunião não teria sido de força maior, mas de outra força que também não é a do amor. Que força será essa?
Conversa ao pé de ouvido
A coluna dará um peru de Natal para quem desvendar o teor da conversa entre o presidente estadual do PT, Assis Carvalho, e o presidente eleito do PT de Picos, Wellington Dantas, e o presidente da Câmara, o emedebista Hugo Victor. Os primeiros adivinhões a tentarem descobrir o mistério acreditam que a prosa tem a ver com a escolha petista para disputar as eleições de 2020. Será mesmo?
Disposto
O pré-candidato Araujinho (PT) tem conversado frequentemente com líderes da oposição ao prefeito Padre Walmir Lima. Ao que tudo indica, o empresário tem autonomia do auto escalão petista para conduzir seu projeto de candidatura ao Palácio Coelho Rodrigues.
Voaram da sopa
Um pequeno grupo de petistas ranzinzas, liderados pelo militante Calos Augusto, “o Carlão”, havia decidido entrara na disputa interna pela indicação para concorrer à sucessão do prefeito Padre Walmir Lima. Os ranzinzas que tentaram ser a mosca na sopa da legenda, decidiram voar para a pré-candidatura do empresário Araujinho.
Incomodado
Notícias vindas da vila PTB dão conta de que o ex-prefeito Zé Neri (PT), anda meio que decepcionado com o bloco oposicionista. Dizem que algumas situações que vêm ocorrendo no meio político, tem deixado o petebista inquieto. O que será que tem abalado romeiro? Talvez seja o caso de Neri ir fazer uma visita a seu padim-padim ciço para revigorar sua fé.
Minhas máquinas, minha vida
Segundo informações, tem um prefeito de um município da região de Picos, que está se utilizando do maquinário que a prefeitura recebeu do finado PAC “Programa de Aceleração do Crescimento”, em benefício próprio. O que dizem lá é que se essas máquinas falassem tinham muito o que contar.
Novidade
Em São Luís do Piauí o pleito do próximo ano promete não ser mamão com açúcar para o prefeito Renato Pio. O mandatário enfrenta resistência ao nome que pretende lançar como sua sucessora por parte de alguns integrantes de sua base aliada. Enquanto isso, pela oposição surge um nome novo, um filho da terra que tem uma larga folha de serviços prestados à população são luisiense. Por lá, dizem que mesmo sem ter anunciado oficialmente sua pré-candidatura, o homem não para de receber manifestação de apoio.
Ex-Líder
Em Sussuapara, pelo visto o ex-prefeito Miguel Rocha (MDB), perdeu o protagonismo de líder da oposição a família Pé Trocado. Recentemente os vereadores Zezinho de Urbano (Cidadania), Zé de Valdim (MDB) e o suplente, Nonato Café, declararam apoio ao grupo liderado pelo advogado Leonel Barros e o Talles Carvalho. E agora o ex-gestor seguirá os passos dos seus ex- comandados ou cairá nos encantos da pré-candidatura do bioquímico Naerton Moura.
Na posição errada
O vereador Evandro Paturi (PT), dentro de campo, não demonstrou muita eficiência. Em uma partida amistosa entre os times da Prefeitura e Câmara Municipal, realizado Estádio Helvidio Nunes, o Padre Walmir marcou gol e deitou e rolou pelo escrete governista. Já na sessão ordinária ocorrida na segunda-feira (16), Paturi foi implacável na marcação ao seu ex-aliado. O parlamentar teceu várias críticas à administração e ainda votou contra aos projetos de interesse do palácio.