Uma ala do Partido dos Trabalhadores liderada pelos membros do Diretório Municipal Carlos Augusto, Cledson Almondes e Nilton Cesar anunciaram a desistência de apresentarem um nome para disputar a indicação do partido à sucessão do prefeito Padre Walmir Lima (PT).
Segundo as lideranças integrantes do grupo, a possível pré-candidatura havia sido ventilada devido à falta de diálogo dos postulantes ao cargo dentro da legenda. Além de comunicarem a retirada do possível pré-candidato, os petistas ainda declararam apoio ao empresário Francisco da Costa Araújo, o “ Araujinho”, que segue na disputa interna com a jornalista Maria Santana, para ocupar o posto de futuro candidato da legenda.
A jornalista tem o apoio do prefeito Padre Walmir Lima, de alguns auxiliares mais próximos do gestor e de um pequeno grupo dentro do PT. Já Aaraujinho, conta com apoio do presidente estadual da sigla, o deputado federal Assis Carvalho, e de um grande número de militantes e simpatizantes da agremiação partidária. Em diversas oportunidades o governador Wellington Dias também demonstrou simpatia e apoio ao pré-candidato.
Os integrantes da ala petista que defendiam uma terceira via reconhecerem a humildade, que segundo eles, teve o empresário Araujinho em procurá-los em busca de um entendimento e criticaram a forma em que o prefeito Walmir Lima vem conduzindo o processo sucessório em Picos.
Segundo ele, o prefeito nunca demostrou interesse em discutir o nome por ele escolhido na instância partidária e preferiu tratar com uma pequena parte da base aliada e até mesmo com setores da oposição. Os dirigentes ainda repudiaram as atitudes tomadas pelo mandatário que, de acordo eles, o prefeito vem retaliando os filiados que não comungam com o seu pensamento em relação ao pleito eleitoral do próximo ano.