Início Destaque Vídeo mostra situação de descaso com o Hospital Regional Justino Luz em...

Vídeo mostra situação de descaso com o Hospital Regional Justino Luz em Picos

Apesar de a saúde pública ser um direito social e o dever do Estado é proporcionar o mínimo de condições necessárias para um atendimento digno, esta não é a realidade enfrentada pelos pacientes do Hospital Regional de Picos.

Começou a circular neste domingo (22), nas redes sociais, um vídeo, feito por um anônimo, sobre a situação de descaso que pacientes e profissionais enfrentam no Hospital Justino Luz. As imagens mostram pacientes sendo atendidos nos corredores, a maioria deitada no chão sujo.

O Hospital passa por reformas desde 2017 e ainda não teve todas as etapas concluídas. No vídeo é possível ver entulhos na entrada do Hospital Regional junto aos pacientes.

A inadvertência com o Hospital de Picos não é recente, muitas autoridades públicas já se manifestaram a respeito. Em maio deste ano, integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí realizaram uma visita de inspeção na unidade de saúde. A deputada estadual Teresa Brito – que integra o grupo – lamentou a situação.

“Encontramos pacientes em locais que mais parece uma estrebaria, ou seja, em forma onde não tem reboco, climatização, nem sequer porta e janela, esse local é totalmente insalubre”.

Lucy Soares, deputada estadual, também ressaltou que a situação da saúde em Picos parece estar mais grave do que as demais unidades que ela visitou.

Em novembro o Prefeito de Teresina, Firmino Filho disse que o governo do Estado tem sido omisso com a saúde pública e que o hospital Regional de Picos é um “verdadeiro matadouro”.

O outro lado

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, justificou por meio de nota que essa cena não é comum no Hospital Regional, e que o aumento no número de pacientes é devido as festividades de fim de ano, porém o hospital conseguiu acomodar todos os pacientes.

Confira a nota:

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares esclarece a todos cidadãos da macrorregião de Picos, que está empenhada em atender de maneira satisfatória a população que necessita dos serviços do Hospital Regional Justino Luz.

Sobre as imagens que circularam em redes sociais, destacamos que em razão das festividades de final de ano, junto ao fato da maioria dos hospitais de pequeno porte da região estarem fechados ou de recesso, a procura pelo Hospital Justino Luz foi bastante superior a média, superando a capacidade instalada do hospital. Essas imagens se referem a um momento pontual e atípico, e que logo em seguida, de maneira ágil e eficiente, a direção do hospital conseguiu acomodar os pacientes que estavam em locais impróprios.

Sensíveis ao problema, e buscando uma solução de maneira rápida, a fim de evitar que problemas semelhantes ocorram novamente, hoje(23/12) o secretário da Saúde, Florentino Veras, e o presidente da FEPISERH, Welton Bandeira direção do HRJL estarão reunidos com o objetivo de tratar sobre a conclusão da obra do Pronto de Socorro e da ala de enfermarias, e planejar o cronograma para a abertura do Centro de Parto Normal e da Casa da Gestante do Hospital Regional Justino Luz.