Um incêndio de grandes proporções atinge a serra da Atalaia, localizada na divisa dos municípios de Picos e Aroeiras do Itaim, desde do início da semana. O fogo, que começou de forma generalizada, consumiu pastagens, plantações destruí cercas e provocou a morte de animais silvestres.

Uma força tarefa foi montada entre Corpo de Bombeiros e proprietários de áreas do entorno, mas devido as altas temperaturas e o forte vento, a ação dos brigadistas foi bastante dificultada.

De acordo com o tenente Hamilton Lemos, coordenador da companhia do Corpo de Bombeiros, outra dificuldade enfrentada para controlar as chamas foi o acesso ao local. Segundo ele, as estradas não oferecem condições de trafegabilidade para as viaturas e que uma alternativa seria o ataque aéreo, mas o órgão não dispõe desse tipo de equipamento.

A mesma área também foi atingida por uma queimada fogo há três anos atrás, provocando prejuízos para os moradores da região que perderam parte de seus rebanhos de caprinos e ouvimos além de exames de abelhas.

Os produtores atingidos pelo desastre ambiental criaram uma associação com o objetivo de ser um instrumento de luta pela busca de recursos para a retomada das atividades agrícolas que ainda contabilizam as perdas.

Texto: Assis Santos