Teste
A eleição para Conselheiro Tutelar ocorreu em todo o Brasil neste último domingo (06). O curioso é que em todos os municípios, o que mais se viu foi a mobilização de tantos cabos eleitorais que parecia um pleito político partidário.
Desproporcional
No município de Picos foram apresentadas candidaturas inusitadas, entre elas, uma candidatura volumosa extraoficial. Comenta-se que houve até candidatura rebocada por marquinha tracionada. Bom, diante deste quadro não tinha como aqueles postulantes considerados “desamparados” se livrarem das presas da leitoa.
Se alegraram
Comentam-se a boca pequena que embora sem fazer grandes alardes, havia uma candidatura ao cargo de Conselheiro Tutelar que teve a simpatia palaciana. Mas o postulante foi mastigado pela porca e isso foi o suficiente para alguns otimistas relacionarem o resultado ao pleito municipal que se avizinha. Será que esse desempenho irá refletir na eleição municipal?
Distantes
O prefeito Padre Walmir Lima (PT) tem peregrinado pelos quatro cantos do município com sua pré-candidata, a petista Maria Santana. Até aí tudo bem. O surpreendente é que tanto o atual presidente do partido, Zacarias Teixeira, quanto o recém-eleito Wellington Dantas, parecem que andam mais distantes das negociações do que a Terra está da Lua.
Onde estão?
E por falar no Partido dos Trabalhadores, as ruas estão com muitas saudades de alguns integrantes da legenda que durante algum tempo cantavam, empunhavam bandeiras e declaravam amor eterno à legenda. Mas de uns tempos para cá estes militantes desapareceram tanto que até parece que não moram mais na cidade. Pra onde foram?
Sem pressa
O prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes (PDT), parece que não está preocupado com o nome que será apresentado pelo seu grupo político para disputar a sua sucessão. O pedetista disse que está confiante na construção de um consenso dentro de sua base aliada. Lá o que se comenta é que se houver de fato a unidade esperada pelo prefeito, os Maias terão que esperar mais um pouco para voltar ao poder no município.
Haja Fake News
Após assumir que conversou sobre política com o prefeito Padre Walmir Lima (PT), o vereador Irmão Zé Luís (PTB) virou um dos assuntos mais comentados da Rádio Calçada. Quase todo os dias os curiosos de plantão dão como certo o anúncio oficial do abençoado nas tropas palacianas. Inclusive a turma que gosta dos salgados nas solenidades sai de casa todas as manhãs sem tomar o café certos de que farão uma boquinha na solenidade de posse da filha do petebista na secretaria do Meio Ambiente.
Como antigamente
Segundo soprou um passarinho para a coluna, existe um município na região de Picos que está sem médico atendendo a população. Segundo um crítico da gestão municipal, sem a prestação da assistência médica restará aos munícipes quando necessitarem de atendimento fazerem como antigamente, ou seja, recorrerem aos curandeiros.
A caminho
O advogado Glauber Silva irá assumir o Diretório do Solidariedade no município de Picos. Glauber, que no início do ano deixou de ser camarada, pelo visto continua generoso e agora vai ser solidário. O advogado é pré-candidato a prefeito na eleição do ano que vem e está conversando com outras forças políticas do município, sempre prometendo uma chapa competitiva.
Montando o time
O ex-prefeito de Santana do Piauí, Valdenilson Dias, se filiou ao Partido Social Democrático. Além do ex-gestor também assinaram ficha de filiação no PSD os líderes políticos Antônio Marques e Ismael Borges. Ambos se juntaram ao vereador da legenda no município Geosmar Pedro, o Báu. Pelo visto o time para enfrentar o escrete da prefeita Maria José (Progressistas) começou a ser montado.