Órgãos ligados à saúde e às leis de trânsito planejam se integrar em uma comissão estadual que deve analisar ocorrências de acidentes de trânsito no Piauí. Em reunião realizada nesta terça-feira (27), secretarias, polícias e companhia de trânsito deliberaram ações conjuntas que buscam unificar a linguagem de estatísticas do trânsito nos 224 municípios do estado.

Os números devem contribuir com as ações do Projeto Vida no Trânsito (PVT), uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020.

A ação tem como foco a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

Dentre os órgãos estão a Coordenação de Epidemiologia (Sesapi); Delegacia de Trânsito; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Piauí; Polícia Civil do Piauí; Agência de Tecnologia da Informação (ATI); Instituto Médico Legal (IML) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran).

O superintendente da PRF, Stênio Pires apresentou à comissão o Sistema de Coleta de Dados da Polícia Rodoviária Federal e ofereceu para que a PRF hospede o sistema único do Estado.

Uma próxima reunião foi marcada para aprofundar o assunto.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com