Os vereadores de Teresina avaliam com preocupação a possibilidade da implantação do voto distrital misto já nas eleições municipais de 2020. A líder do prefeito na Casa, vereadora Graça Amorim (PMB), avalia que os parlamentares municipais são usados como “cobaias” nas mudanças na legislação municipal.

“É uma mudança que eu acredito que o país não se encontra preparado para receber. Acredito que será um prejuízo. Avalio que devemos discutir com nossos congressistas.  Não estamos aqui contestando a lei em si, mas queremos que ela possa ser implementada na eleição deles, em 2022, porque terão tempo e vão saber quais distritos”, destacou.

O vereador Aluísio Sampaio fez críticas ao que chama de injustiças provocadas pelo atual sistema político. Ele lembra que na Câmara, vereadores com menos votos conseguem se eleger e vereadores com mais votos ficam na suplência.

“Não faço crítica a nenhum vereador, mas a essa injustiça provocada pelo sistema. Um vereador é eleito com 2.800 votos e outro que teve quase 5 mil não consegue se eleger. Essa injustiça tem que ser combatida”, afirmou.

O vereador Dudu (PT) pediu que a Câmara encaminhe à bancada federal um documento contrário à mudança. “Essa mudança não pode acontecer agora para 2020. Os partidos ainda estão se adequando ao fim das coligações proporcionais. O documento é uma forma de mostrar que somos contrário”, disse.

Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com