O governador Wellington Dias está na China, em viagem oficial, há quase uma semana, porém atento ao que acontece no Brasil.
De Pequim, ele mandou um despacho rebatendo as novas críticas do presidente Jair Bolsonaro, para quem os governadores do Nordeste querem dividir o país.
Segundo Wellington Dias, as declarações presidente são incompreensíveis. Ele disse que, pelo contrário, os governadores nordestinos estão é trabalhando muito pelo Brasil.
O governador defendeu também o Consórcio Nordeste, criado pelos governadores dos nove estados da região e também criticado pelo presidente Bolsonaro.
Wellington Dias afirmou que o consórcio facilita a atração de investimentos externos para o Nordeste e que ele tem ainda projetos voltados para previdência pública, conectividade e segurança.
Para o futuro, o Consórcio almeja o desenvolvimento conjunto em frentes como educação e turismo, segundo o governador.
Sem fundamento
De fato, neste aspecto, a crítica do presidente ao Consórcio Nordeste soa descabida.
Se se trata de uma frente política dos governadores nordestinos para enfrentar o presidente, aí é já outra história…
Porém, se vai funcionar da forma como indica o governador Wellington Dias, unindo as forças políticas do Nordeste com vistas ao desenvolvimento regional, não existe sentido para as críticas.
Os governadores do Sul e do Sudeste também criaram seu consórcio agora. Trata-se do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os sete Estados das duas regiões.
São membros desse Consórcio os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG).
Não consta até agora que o presidente tenha feito alguma crítica a qualquer um desses governadores pela criação do Consórcio deles.
Posse na Faepi
A nova Diretoria e o Conselho Fiscal da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi) tomou posse ontem, em Teresina, para o período 2019-2023.
Reconduzido à presidência da Federação para um novo mandato, o deputado federal Júlio César (PSD) destacou a parceria e o fortalecimento dos sindicatos rurais e também os trabalhos realizados à frente da entidade, como a conquista da renegociação das dívidas rurais.
Metas
Júlio César disse que entre as metas da nova gestão estão a de trabalhar para a segurança no campo, pelo aumento de oferta de créditos junto ao Banco do Nordeste e diminuição de encargos financeiros, além de melhoria da infraestrutura.
Representantes do Sistema S, do Governo do Estado, produtores, presidentes e representantes de sindicatos rurais e colaboradores do Sistema Faepi Senar–Pi prestigiaram o evento, realizado no auditório do Sebrae.
Cidade Verde