O Campeonato de Karatê Interestilos aconteceu neste mês de junho em Oeiras e oportunizou a conquista de sete medalhas para karatecas picoenses, integrantes da Academia Picoense de Karatê (ASKAPI), que tem como presidente, o professor Francisco Arcanjo.
A esportista Vanessa Costa participou de duas modalidades e trouxe duas medalhas de ouro; Elielson Macedo conquistou duas medalhas de prata; Vítor Manoel foi campeão na categoria juvenil e luta e ficou com o ouro; José Thomas conseguiu uma medalha de bronze e o Érick conquistou o terceiro lugar na categoria infantil.
Para participarem das competições, os esportistas picoenses não contam com o apoio do Poder Público Municipal nem estadual. Apesar de a região de Picos contar com deputados estaduais eleitos, ainda não há incentivos por parte dos parlamentares à Seleção de Karatê de Picos, coordenada pela Askapi.
Francisco Arcanjo fala que mesmo diante das dificuldades, os atletas, ao participarem de campeonatos, sempre trazem medalhas para o município. No mês de abril deste ano, no campeonato de karatê que aconteceu em Anápolis, Goiás, os jovens picoenses também conseguiram classificação.
“A batalha é muito árdua, principalmente por essa questão de apoio financeiro. Esses atletas são garotos carentes, que convivem em área de risco social, eu faço um trabalho social de adoção, adoto essas crianças que estudam em escolas públicas, e hoje crescem dentro do esporte, do karatê, e está aí o bom resultado, um deles já foi destaque até fora do país, na Argentina. Esse é um trabalho muito bom para a cidade de Picos, mas falta apoio e incentivo para essas crianças e jovens que não têm bolsa atleta municipal, nem estadual, nem a nível nacional e os pais não tem renda, não tem condições de ajudar esses garotos e a gente apela fazendo rifa, bingo, pedindo a um e outro para conseguir realizar o sonho desses garotos”, desabafou.
O professor fala que no próximo mês acontecerá um campeonato a nível nacional no estado de São Paulo e que por conta das limitações financeiras só será possível levar um competidor para representar Picos.
Parceira
Para conhecer, ou até mesmo integrar-se ao projeto, o empresário ou instituição pode visitar a sede da Associação de Karatê de Picos fica localizada na Avenida Severo Eulálio, no posto rede BB, ou através do telefone (89) 9 9979-9525.