O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou nos primeiros meses de 2019, 15 casos de HIV e 58 casos de Sífilis, todos diagnosticados e notificados na região.

A coordenadora do CTA, Isabel Fontes, conta que de janeiro até os primeiros dias do mês de abril foram registrados 15 casos de Aids, sendo 9 pacientes do sexo masculino, 5 do sexo feminino e uma gestante. Foram registrados no mesmo período, 58 casos de Sífilis, sendo 27 casos em pacientes do sexo masculino 21 do sexo feminino e 10 em gestantes.

A coordenadora do centro alerta que a população tem que se prevenir mais, segundo ela, após o Carnaval, o CTA registrou uma demanda maior de procura por parte da população.

“O número de exame aumenta muito, e aí por conta disso a gente sabe que essas doenças só são diagnosticadas se realizar o exame, então houve esse aumento realmente depois do Carnaval, a gente deve uma demanda maior aqui no CTA”, disse a coordenadora.

Isabel explica que no CTA quando o paciente é diagnosticado com alguma dessas DSTs, o paciente já é encaminhado para fazer o tratamento, e no caso da Sífilis, o paciente deve trazer o parceiro para que os dois possam fazer o tratamento, para não ter a reinfecção.

“A Sífilis tem cura então é só fazer a medicação com a benzetacil que aí já fica curado, é importante que traga o seu parceiro para que ele faça o tratamento junto com você para não ter a reinfecção o que acontece é muito isso um dos dois trata e o outro não trata, aí ocorre a reinfecção”, disse.

Confira na entrevista

Isabel Fontes