Início Destaque Ações de diagnóstico e prevenção do câncer de mama e colo do...

Ações de diagnóstico e prevenção do câncer de mama e colo do útero têm início amanhã em Picos

Um trabalho de monitoramento do câncer de mama e câncer do colo de útero será iniciado em Picos a partir de amanhã, 26 de março, e seguirá até o dia 10 de maio. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Picos, através do programa Sesc Saúde Mulher, que é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde – estas acontecerão nos postos de saúde do município.

Em Picos, a triagem está sendo feita através das Unidades Básicas de Saúde do município, cada UBS poderá encaminhar até 23 pacientes para fazer mamografia, e doze para exames citopatológicos. O atendimento é gratuito.

A coordenadora municipal da Saúde Mulher, Ronilce Monteiro, fala que uma equipe de multiprofissionais estarão realizando os procedimentos de prevenção à saúde da mulher, ela destaca a importância de um diagnóstico precoce no caso de doenças tão graves quanto o câncer de mama e do colo de útero. Durante a permanência da unidade móvel em Picos, serão realizados mais de mil e duzentos exames.

“Vão ser disponibilizados 832 exames de mamografia, 416 exames citopatológicos, que é conhecido como Papanicolau, para prevenir contra o câncer do colo do útero e as mamografias, contra o câncer de mama”.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Santos, fala como será feito esse trabalho. “Amanhã nós estamos trazendo o Caminhão da Mulher, que é um convênio nosso com o Sesc e apoio da Fundação Maria de Carvalho Santos. Esse caminhão vai atender todas as mulheres da nossa cidade que procurarem fazer o exame de mamografia e também o de colo de útero. A gente vai trabalhar nesse segmento de prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. Esses laudos serão enviados para o Hospital do Câncer em Barretos São Paulo e depois vão nos enviar os resultados. Quem tiver algum caso suspeito, ou que seja confirmado algum caso positivo, a Fundação Maria de Carvalho Santos vai assumir, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, para dar total apoio, tanto psicológico, quanto terapêutico, dar o carinho necessário eu aquela pessoa necessitar”, explicou.

O atendimento terá início a partir das 08 horas desta terça-feira (26) e a Carreta da Saúde ficará estacionada em frente ao Paim (Pronto Atendimento Infantil Municipal), localizado na Rua São Sebastião, Centro de Picos.

CONFIRA AS ENTREVISTAS 
RONILCE MONTEIRO


JÚNIOR SANTOS