A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo nos dias 25 e 26 de fevereiro a Primeira Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, cujo tema é “Proteger e cuidar de adolescentes: Informação e acesso para as escolhas saudáveis”.
O evento acontece no Premem e conta com palestras e rodas de conversa entre profissionais e o público alvo – crianças e adolescentes das escolas estaduais e municipais de Picos.
O coordenador municipal de Saúde da Criança e do Adolescente, Bruno Santos, falou da importância do evento e quais temas serão abordados nos dois dias de palestras.
“Um dos nossos principais objetivos é multiplicar as informações corretas, como diz o tema do evento, é trabalhar as informações para que essas possam ser colhidas e multiplicadas para uma possível escolha saudável no futuro, porque o que a gente sabe é que nós temos diversas informações na nossa sociedade, porém ainda há como fazer a seletividade dessas ações para que os adolescentes não ultrapassem as etapas da vida. Então nesses dois dias, nosso principal objetivo é esse, é trazer profissionais capacitados para trazer informações corretas para os adolescentes saber escolher e não ultrapassar as etapas da vida”, resumiu.
A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Picos, Edvânia Barros, afirmou que é através da informação que é trabalhada a prevenção, sobretudo, da gravidez na adolescência, o que segundo ela, é uma das causas de evasão escolar dessa faixa etária.
“Dentro dessa realidade, há a questão da evasão escolar, que está ligada ao nosso público enquanto estudantes. A importância está em trabalhar e conscientizar esses adolescentes, tanto as meninas, quanto os meninos, quando acontece essa mudança radical na vida, que é quando eles se tornam precocemente mães e pais, e trabalhar neles a conscientização de quando isso acontecer, que eles tenham na escola um meio de conseguir superar e melhorar, e entender que não há necessidade de evadir da escola”, pontuou.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, Isabel Fontes, falou que uma equipe do CTA também irá participar do projeto e fará rodas de conversas, alertando, principalmente, sobre as ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis).
“É uma forma de estar alertando esses jovens. Além de ministrar a palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, a gente vai levar os kits, a gente vai levar panfletos, então tudo isso vai chamar a atenção deles. E também a gente vai fazer uma roda de conversa para tirar as dúvidas deles, porque muitos jovens têm as dúvidas e vai procurar um colega, um amigo, então a gente está, como profissional, orientando esse jovem para fazer o que é certo e se prevenir”, disse.
A Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi articulada para fazer parte da grade anual de eventos das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Picos.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
BRUNO SANTOS
EDVÂNIA BARROS
ISABEL FONTES