A Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos (Coocavepi) estipulou um prazo de 60 dias para motoristas de vans se regularizarem junto à entidade.
De acordo com Edimar Vieira, presidente da Coocavepi, o período de regularização teve início no dia 02 de janeiro e se estende até 02 de março, ele fala que o condutor de transporte de passageiros que não atualizar o cadastro não poderá circular pelas ruas de Picos.
“Todo ano a gente atualiza todo cadastro dos permissionários do Estado para estarem apresentando toda documentação em dia e para isso, a gente concede, depois de toda verificação da documentação, o selo da cooperativa do ano. […] Algumas vans com selos antigos, não estão regularizados nem junto ao Estado, nem junto à cooperativa”, disse.
Edimar fala quais documentos devem ser apresentados para solicitar a renovação do selo. “Documento de inspeção veicular desse ano; tacógrafo, que é a aferição do tacógrafo pelo INMETRO; carteira de habilitação em dia, curso de passageiros em dia, seguro de passageiros em dia. Então são esses requisitos que eles têm que apresentar. Além disso, tem o alvará do ano letivo”, informou.
O presidente da Coocavepi falou inda que após fazer o levantamento dos condutores regulares, é feita uma certificação junto à STTRAM de Picos para auxiliar nas averiguações às vans.
Ainda no mês de dezembro, a Secretaria de Trânsito flexibilizou a entrada de vans em alguns pontos do Centro de Picos, permitindo o embarque e desembarque na Travessa 15 de Novembro e também na Rua Coelho Rodrigues, entretanto, a permissão foi concedida com restrições, apenas vans regularizadas poderão utilizar o espaço. Edimar fala que aqueles veículos que não atender aos requisitos estabelecidos, não farão o embarque e desembarque nessas duas ruas.
Veja matéria: Tráfego de vans é readmitido no centro comercial de Picos com restrições
Fiscalizações
As fiscalizações a veículos de transporte de passageiros já tiveram início e, de acordo com o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edilberto Cirilo, devem ser diárias.
O objetivo, segundo o gestor, é identificar, principalmente, carros de passeio fazendo esse tipo de condução, classificado por ele como transporte clandestino de passageiros.
Nesta manhã, foi montada uma barreira no início da Avenida Getúlio Vargas, Centro. Na ação, a STTRAM identificou quatro veículos irregulares na cidade de Picos, que foram recolhidos.
“Nós vamos tirar o clandestino da cidade de Picos, o transporte clandestino não vai poder circular aqui, quer seja mototaxista, quer seja taxi, van, carro de passeio, no geral, o que tiver nós vamos fiscalizar e vamos tirar de circulação”, concluiu Edilberto Cirilo.
CONFIRA AS ENTREVISTAS:
EDIMAR VIEIRA
EDILBERTO CIRILO