banner2

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou nos primeiros dias de janeiro de 2019 um caso de HIV no paciente do sexo feminino e 8 casos de Sífilis na região. O CTA atualmente realiza diariamente 35 exames.

A coordenadora do centro, Isabel Fontes, alerta que a população tem que se prevenir mais, segundo ela, o órgão trabalha com palestras e divulgações, sempre com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Isabel conta que quando o paciente é diagnosticado com algumas dessas infecções, o paciente já é encaminhado para o infectologista. “Quando diagnosticado, quando positivo um desses exames, HIV, hepatite B, Hepatite C ou Sífilis, o paciente já é encaminhado para o médico. Aqui nós temos o médico infectologista, então ele já passa no médico, no caso de HIV, já começa o tratamento, que a medicação é dispensada aqui no CTA, então o paciente já sai com a medicação e quando é Hepatite C ou Hepatite B ele já dá um encaminhamento”, disse.

Isabel ressalta que as pessoas podem procurar o CTA para a realização de testes rápidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A avaliação é gratuita, qualquer pessoa pode fazer. É necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação para realizar o exame. O CTA disponibiliza diariamente preservativos gratuitos para a população.

Confira a entrevista

ISABEL FONTES

banner2