A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) aderiu ao Escola do Adolescente, um programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os estados e municípios do Brasil, que tem o objetivo de promover a aprendizagem significativa, reduzir a reprovação e o abandono dos alunos nos anos finais do ensino fundamental, e construir um ambiente escolar conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes.
As Gerências Regionais de Educação (GREs) já iniciaram a mobilização dos gestores escolares, dando as informações e tirando as dúvidas sobre o programa que está em consonância com outras ações já desenvolvidas pelas escolas, como o Pacto pela Aprendizagem, Chão da Escola, o Novo Mais Educação e o currículo do Piauí à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, explica que o programa Escola do Adolescente tem como finalidade, ainda, a aproximação entre os projetos pedagógicos das escolas e os projetos de desenvolvimento pessoal e de carreira dos alunos; além do desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC.
“O programa veio implementar algumas ações já desenvolvidas pelos gestores escolares por meio de formação em serviço, fortalecendo o vínculo com os nossos adolescentes, utilizando metodologias inovadoras e não só focando no cognitivo, mas também nas competências socioemocionais”, explica a gestora.
A adesão às escolas já está aberta e vai até o dia 19 de janeiro de 2019. Marília ressalta que a equipe gestora tem autonomia para adaptar as ferramentas de gestão ao que faça sentido para a realidade de cada escola. Para aderir ao programa, o gestor escolar deve acessar o site http://adolescente.mec.gov.br/#!/pagina-inicial, fazer o cadastro, acessar a plataforma, baixar o termo de adesão, assinar e anexar.
“A partir do programa, a equipe escolar terá ferramentas para aprofundar seu olhar sobre o adolescente, sua realidade e seus desafios e, mediante a realização de ações sugeridas, aproximar a escola à cultura e aos interesses dos alunos. Dessa forma, cria-se um ambiente e práticas que façam sentido aos estudantes e possibilitem garantir a aprendizagem”, afirma Marília.
O Programa contará com três etapas, que são o Diagnóstico, Plano de Ação e Monitoramento e Avaliação. Em cada uma delas os professores e gestores contarão com formações específicas e ferramentas de gestão em ambiente virtual para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
As três dimensões da formação são os adolescentes, a gestão pedagógica e os professores dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Ciências para o desenvolvimento das habilidades desenvolvidas na BNCC.
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