Detentos da Penitenciária José de Deus Barros participaram de um torneio de futebol que foi realizado na tarde de quarta-feira (19). Segundo o diretor da unidade, Sinval Hipólito, esta é a 8ª edição do evento esportista, que tem como objetivo despertar a interação, o lazer e ressocialização dos presos.
“É um evento que só traz alegria e que os detentos tenham a consciência e trabalhem com o seu psicológico, de maneira positiva para eu possam ressocializá-lo, trazê-lo para o meio da sociedade, de maneira construtiva, de maneira sadia e positiva”, destacou.
A atividade pôde ser acompanhada por familiares dos detidos. Ilza Lima, mãe de Marcos Vinícius, que está preso há cinco anos por assalto, fala que o torneio é uma forma a mais de estar perto do seu filho e ainda de dar a eles um momento de descontração.
“É a primeira vez que eu venho participando do campeonato. A expectativa é, se Deus quiser, em março ele está fora e que ele procure um serviço, sair do meio, dessa vida que não tem futuro nenhum, trabalhar e tocar a vida para frente”, falou Ilza Lima
Roniélio Cosme, está preso por tráfico e assalto, ele participou do jogo de futebol e destacou que a penitenciária de Picos promove várias atividades para os encarcerados e que essas ações ajudam no convívio dos presos e ainda no processo de ressocialização de cada um.
Cerca de 90 detentos participaram da competição, de acordo com Sinval, a escolha de quem participaria jogo se deu a partir do bom comportamento do presidiário.
CONFIRA AS ENTREVISTAS:
SINVAL HIPÓLITO
ILZA LIMA
RONIELIO COSME