Representantes do SINTE-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública) realizaram na manhã de ontem (13), uma reunião em Picos, que teve objetivo informar os servidores sobre as ações que estão tramitando na justiça, referentes às perdas salariais e a diferença de férias dos contratados do Estado.
A presidente do SINTE estadual, a professora Pauline Almeida e o diretor da pasta de assuntos educacionais e assessoria política, participaram do encontro no município. A presidente do SINTE de Picos, Gisele Dantas, fala sobre o encontro.
“Nós conversamos também sobre as expectativas do próximo ano, a questão do valor percentual do piso salarial que ainda não foi divulgado pelo MEC, estamos ainda aguardando que aconteça essa divulgação, estamos na expectativa também que o governo estadual não nos dê trabalho para pagar o que é nosso direito”, contou, referindo-se ao reajuste do piso salarial.
A presidente do SINTE ainda ressalta que são muitas ações que o setor jurídico está acompanhando e que todas as ações e informações estão sendo repassadas para os sindicalizados de Picos e região.
Calendário escolar pós greve
Depois da greve por reajuste salarial dos professores da rede pública do estado, a presidente do SINTE, Gisele Dantas, conta como vai ficar o calendário escolar.
“As escolas estão cumprindo a carga horária, tem escola que depende da sua realidade, depende da data de ingresso na greve. Têm escolas que foram primeiro e outras depois, cada escola tem seu calendário e todos os calendários foram validados pela Secretaria de Educação. Então, tem escola que vai terminar só em janeiro, outras vão terminar só em fevereiro, têm umas que estão tendo aulas em contra turnos, têm outras que estão tendo aulas aos sábados, cada uma se organizou com a sua comunidade escolar” destacou.
Texto: Danila Azevedo